7 marcas da liderança feminina

em 23 julho 2018




A mulher está cada vez mais exercendo papeis em todas as áreas de liderança, mas é muito importante saber as sete marcas da liderança feminina que toda mulher líder de algum departamento de "sua" igreja, em sua casa, no trabalho, em qualquer outro lugar em que você mulher esteja exercendo uma posição de responsabilidade máxima.


Aqui no Brasil, mulheres estão cada vez mais gerenciando negócios e pessoas, e neste artigo de hoje vou listar sete marcas que você mulher líder precisa ter já, com embasamento bíblico que é muito importante para você e eu sermos bem sucedidas em nossas posições.

 
Eu, Regiane já fui líder de uns três departamentos da igreja que frequento hoje eu sou apenas do meu Ministério que administro com muito amor e temor de Deus. As decisões a serem tomadas devem vir da direção de Deus, senão fracassamos, porque somente Ele sabe o que o futuro nos reserva e as consequências de nossas ações não baseadas na reta direção de Deus.
 

Ser líder é uma posição que tanto homens como mulheres desejam ocupar, e estas posições são disputados com muita força e garra, mas nem todos e nem todas nasceram para serem líderes, pois exige um alto padrão de conduta ética, empatia e retidão; um líder deve ser justo e liderar para ajudar e servir e não o contrario.
 

Na Bíblia onde a cultura judaica é mais enfatizada, os judeus aceitavam que as mulheres liderassem alguma coisa, vemos Deus levantando e usando mulheres para esta posição como a: Profetiza Hulda (2 Crônicas 34.22); Juíza Débora (Juízes 4); Miriã irmã de Moisés que era ministra de louvor (Êxodo); Rainha Ester (Ester); Evangelista Priscila (Romanos 16.3-4); Maria mãe de Jesus (Mateus) e muitas outras mulheres.


A liderança feminina na época que se passa toda história registrada na Bíblia era uma liderança mais secundária, como um auxílio do homem o líder principal colocado por Deus, mas a mulher desde a que foi criada tem as mesmas capacidades intelectuais que os homens, porém Deus designou essa responsabilidade maios aos homens, isso é um fato que as mulheres da nossa atualidade não querem aceitar, estão sendo influenciadas pelo ensino errôneo do mundo e querendo distorcer e bagunçar o que Deus deixou organizado.


Apesar de Jesus não chamar nenhuma mulher para fazerem parte dos doze discípulos, Ele as valorizavam muito e davam voz a elas, as ensinavam, realizava milagres em suas vidas e demonstrava muito amor a todas as mulheres. As mulheres ajudavam muito e apoiavam o Ministério de Jesus. Nem sempre estar em liderança máxima em determinado lugar ou ocasião significa ser menos importante, e ser líder de modo secundário ou vice é também uma enorme responsabilidade que precisa ser levado a serio.
 
 
A liderança é uma enorme responsabilidade e precisa de preparo espiritual, dedicação, estudo, aprendizado e humildade acima de tudo, ser líder é ser servo, é servir nosso Senhor e nossos semelhantes. Veja abaixo as Sete marcas da liderança feminina.



 1 - ELA TEM CONSTANTE DEVOÇÃO PESSOAL


Uma mulher líder ela busca em primeiro lugar o Reino e a vontade de Deus. Suas decisões são baseadas na perfeita vontade de Deus e não em sua própria opinião. Ela se esvazia de si mesmo, busca a Deus, ora, jejua e estuda a Palavra de Deus para conhecer o seu Senhor.



Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos 
serão acrescentadas. Mateus 6.33



2 - ELA BUSCA CONSELHO DOS JUSTOS


Uma mulher líder pode sim buscar conselho das pessoas justas, mas o que é ser justo? Uma pessoa justa é aquela que pratica a justiça de Deus, ou seja, ela é reta em seus caminhos, decisões e seu modo de viver. Ser justo não é ser juiz, juiz condena ou absolve de um crime, o justo anda nas leis, pratica os mandamentos e obedece a Deus. Pessoas assim são poucas no mundo e se você convive com alguém assim, você pode pedir conselhos a ela, isso vai te ajudar a ver melhor a solução para problemas que te aprecem sem saída.


Uma líder precisa ter sede de justiça, sede é ansiar por coisas retas, verdadeiras e puras, Jesus disse que essas pessoas seriam saciadas (Mateus 5.6), os justos herda a terra (Salmo 37.29), o justo abomina o pecado, o que é errado e sujo (Isaías 61.8), as aflições dos justos são muitas, mas Deus livra de todas elas (Salmos 34.19), e por fim o caminho de quem é justo e como a luz da aurora que vai brilhando cada vez mais até se tornar em dia perfeito (Provérbios 4.18).



Quando não há conselhos os planos se dispersam, mas havendo muitos 
conselheiros eles se firmam. Provérbios 15.22




3 - ELA TRABALHA COM ENERGIA


Uma coisa muito feia é um líder preguiçoso e relaxado esperando que os outros façam seu trabalho e ele leve todo crédito e glória por isso. Uma mulher líder deve ser proativa, disciplinada, corajosa, sem preguiça, dinâmica e saber delegar tarefas aos outros sem ser abusiva e nem aproveitadora, delegar tarefas de acordo com a capacidade de cada um para aquele ofício.


Uma mulher líder não tem preguiça de levantar cedo, de trabalhar por horas se necessário for, de se empenhar naquilo que é de responsabilidade dela, seja o seu lar, filhos, marido, igreja, negócios, trabalho remunerado ou voluntário, a preguiça e a procrastinação não fazem parte do dia a dia dela, porque ela faz tudo com amor, energia e organização.



Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma. Eclesiastes 9.10


Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio.
Pois ela, não tendo chefe, nem guarda, nem dominador,
Prepara no verão o seu pão; na sega ajunta o seu mantimento.
Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono?
Um pouco a dormir, um pouco a tosquenejar; um pouco a repousar de braços cruzados;
Assim sobrevirá a tua pobreza como o meliante, e a tua necessidade como um homem armado. Provérbios 6.6-11




4 - ELE É CRIATIVA E INCENTIVA OS OUTROS


Ser líder é ser criativo para arrumar soluções para os problemas e também para criação de coisas novas. Gostar de inventar novas receitas ou incrementar as que já existe, é saber se virar com as ferramentas que tem em mãos, administrar bem o dinheiro sendo ele muito ou pouco, e também incentivar outras mulheres a fazerem o mesmo. Ela é exemplo para as demais e age com sabedoria e sensatez, sua criatividade é fruto de sua inteligência dada por Deus.


Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo. Provérbios 25.11




5 - ELA É UMA INSPIRAÇÃO A TODOS QUE A OBESERVA


Uma mulher líder busca inspiração em Deus e inspira os outros a fazer o mesmo que ela. Sua conduta de liderança desperta nos outros a sua volta o desejo de ser como ela e de fazer o que é reto aos olhos do Senhor seu Deus. Ela é firme e convicta em suas ações e decisões, transmite segurança e da sua boca só saem verdades e palavra de sabedoria.



No rosto do entendido se vê a sabedoria, mas os olhos do tolo vagam pelas 
extremidades da terra. Provérbios 16.24




6 - ELA EXPRESSA GRATIDÃO


Ser líder é também ser grata a Deus principalmente por tê-la colocado nesta posição porque viu em você capacidade para exercer tal função e por dar a você força, segurança, sabedoria, capacidade, dons, criatividade, talento e a Palavra dele em seu coração.


Uma mulher líder agradece a Deus pela vida de seus liderados e ora por eles. Ela é grata pela família, pelo lar, pela igreja, pelas pessoas que a cercam, pela saúde, emprego, e por Deus ter a escolhido para serviço do seu Reino, tornando-a uma serva nobre diante do Senhor. Mesmo diante das dificuldades ela é grata.



Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo; Efésios 5.20


Cantarei ao Senhor, porquanto me tem feito muito bem. Salmo 13.6


Louvarei o nome de Deus com um cântico, e engrandecê-lo-ei com ação de graças. Salmo 69.30




7 - ELA TEM UM CORAÇÃO DE SERVA


Arrogância e altivez passam longe do coração desta mulher líder, ela é humilde e serve a Deus e as pessoas com alegria e humildade em seu coração. Ela está sempre disposta a obedecer a Deus e a sua palavra. Sua liderança é com humildade e amor, ela imita Jesus e obedece seus mandamentos. Ela está sempre disposta para ajudar e servir com seu tempo, dinheiro ou trabalho.



Não deixes de fazer bem a quem o merece, estando em tuas mãos a capacidade de 
fazê-lo. Provérbios 3.27


O maior dentre vós será vosso servo.
E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar 
será exaltado. Mateus 23.11-12




As mulheres podem sim e tem capacidade para tal função, o fato de Deus instituir a liderança ao homem não significa que a mulher não tenha a mesma capacidade, acontece que nós mulheres fomos criadas para complementar e ajudar o homem em sua tarefa, ajudar um líder a ser líder e em sua responsabilidade é ser líder também.
 
 
Hoje temos mulheres chefe de famílias porque seus maridos a abandonaram e não suportaram a responsabilidade de serem chefes de família, assim a mulher tem que assumir essa posição para que seus filhos não fiquem largados no mundo.
 
 
Temos mulheres empreendedoras, donas de casa, educadoras, presidente de seu país, rainhas, princesas, ministras de louvor, líderes de oração, pastoras, mães, sim ser mãe é ser líder, filhas mais velhas que lideram sobre seus irmãos mais novos, entre outras tantas profissões e posições sociais e familiares que colocam a mulher numa posição de liderança.
 
 
Honre a confiança que Deus depositou em você e seja exemplo em tudo na sua vida. Seja o exemplo que você gostaria que outras pessoas fossem, inspire justiça e deixe Deus ser glorificado através da sua maneira de viver e liderar. Você é capacitada por Deus e comissionada para fazer a diferença no ambiente em que vive.






ATENÇÃO!

Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.





HEY!
 
Não deixe de nos seguir nas redes sociais, sua participação por lá é muito importante para nosso Ministério: Facebook MNTA | Facebook NTA | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok

  
  

Foto: Pixabay
Fonte: Inspirado na Bíblia de estudo da Mulher - Mundo Cristão página 399.
Versículos: Site Bíblia online - Tradução Almeida Corrigida Fiel


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante para nós. A sua opinião nos dá um outro ponto de vista que não havíamos enxergado. Seja bem vinda (o)!
Lembre-se, comentários com ofensas, xingamentos, conteúdos ou links imorais ou de jogos serão excluídos. Respeito ao próximo e ao espaço onde a Palavra de Deus é ensinada deve ser mantida aqui.



Topo