A mulher que matou Abimeleque

em 26 fevereiro 2018




Hoje vamos conhecer melhor essa mulher que matou Abimeleque cujo o seu nome não é citado no texto bíblico em Juízes 9:50-57.

 

Esta mulher se encontrava numa situação desesperadora. Abimeleque, um rei usurpador, já havia queimado mil homens e mulheres de seu povo na torre de Siquém e tinha a intenção de fazer o mesmo com essa mulher humilde e com seu povo na torre de Tebes, 16 Km do norte de Siquém.
 

 

Em cumprimento à parábola de Jotão, os habitantes de Siquém encontraram fogo, não sombra, sob o governo de Abimeleque (Veja em sua bíblia Juízes 9:7-15). Enquanto os homens defendiam a torre com suas armas - flechas e espadas, as mulheres ajudavam jogando pedras, normalmente de uso doméstico.
 

 

Deus está no controle da história. Abimeleque colheu os resultados de sua perversidade por meio da atitude de uma mulher. Quando esta mulher acertou uma pedra na cabeça de Abimeleque, ele pede para que um escudeiro o fere com uma espada para que ninguém saiba que quem o matou na verdade foi uma mulher. Abimeleque disse isto porque naquela época um homem morrer nas mãos de uma mulher era extremamente humilhante, pois as mulheres eram consideradas um ser fraco e sem habilidades de guerra.

 
 

Ela procurou qualquer coisa que pudesse usar para se defender, ou seja, uma simples pedra de moinho (a mais comum tinha cerca de 5 a 7 centímetros de espessura, 45 centímetros de diâmetros e um orifício no meio), com a qual ela costumava moer o milho.

 
 

Como Abimeleque muitos se esquecem de que Deus usa o fraco, o pobre e o humilde para fazer e mudar a história. "Assim Deus fez tornar sobre Abimeleque o mal que fizera a seu pai" e, com isso, tornou memorável essa heroína de nome desconhecido, uma patriota que usou uma simples pedra de moinho para fazer o que podia para salvar seu povo.

 
 




ATENÇÃO!


Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.





HEY!
 
Não deixe de nos seguir nas redes sociais, sua participação por lá é muito importante para nosso Ministério: Facebook MNTA | Facebook NTA | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok




Foto: Google
Fonte: Este artigo foi retirado integralmente da Bíblia de Estudo da Mulher - Editora Mundo cristão, página 330.




 

Um comentário:

O seu comentário é muito importante para nós. A sua opinião nos dá um outro ponto de vista que não havíamos enxergado. Seja bem vinda (o)!
Lembre-se, comentários com ofensas, xingamentos, conteúdos ou links imorais ou de jogos serão excluídos. Respeito ao próximo e ao espaço onde a Palavra de Deus é ensinada deve ser mantida aqui.



Topo