26/02/2018

A MULHER QUE MATOU ABIMELEQUE




Hoje vamos conhecer melhor essa mulher que matou Abimeleque cujo o seu nome não é citado no texto bíblico em Juízes 9:50-57 veja abaixo o que está escrito.
 

50 Então Abimeleque foi a Tebes e a sitiou, e a tomou.
51 Havia, porém, no meio da cidade uma torre forte; e todos os homens e mulheres, e todos os cidadãos da cidade se refugiaram nela, e fecharam após si as portas, e subiram ao eirado da torre. 52 E Abimeleque veio até à torre, e a combateu; e chegou-se até à porta da torre, para a incendiar. 53 Porém uma mulher lançou um pedaço de uma mó sobre a cabeça de Abimeleque; e quebrou-lhe o crânio.
54 Então chamou logo ao moço, que levava as suas armas, e disse-lhe: Desembainha a tua espada, e mata-me; para que não se diga de mim: Uma mulher o matou. E o moço o atravessou e ele morreu.
55 Vendo, pois, os homens de Israel que Abimeleque já era morto, foram-se cada um para o seu lugar.
56 Assim Deus fez tornar sobre Abimeleque o mal que tinha feito a seu pai, matando a seus setenta irmãos.
57 Como também todo o mal dos homens de Siquém fez tornar sobre a cabeça deles; e a maldição de Jotão, filho de Jerubaal, veio sobre eles.


Esta mulher se encontrava numa situação desesperadora. Abimeleque, um rei usurpador, já havia queimado mil homens e mulheres de seu povo na torre de Siquém e tinha a intenção de fazer o mesmo com essa mulher humilde e com seu povo na torre de Tebes, 16 Km do norte de Siquém.
 
 
Em cumprimento à parábola de Jotão, os habitantes de Siquém encontraram fogo, não sombra, sob o governo de Abimeleque (Veja em sua bíblia Juízes 9:7-15). Enquanto os homens defendiam a torre com suas armas - flechas e espadas, as mulheres ajudavam jogando pedras, normalmente de uso doméstico.
 
 
Deus está no controle da história. Abimeleque colheu os resultados de sua perversidade por meio da atitude de uma mulher. Quando esta mulher acertou uma pedra na cabeça de Abimeleque, ele pede para que um escudeiro o fere com uma espada para que ninguém saiba que quem o matou na verdade foi uma mulher. Abimeleque disse isto porque naquela época um homem morrer nas mãos de uma mulher era extremamente humilhante, pois as mulheres eram consideradas um ser fraco e sem habilidades de guerra.
 
 
Ela procurou qualquer coisa que pudesse usar para se defender, ou seja, uma simples pedra de moinho (a mais comum tinha cerca de 5 a 7 centímetros de espessura, 45 centímetros de diâmetros e um orifício no meio), com a qual ela costumava moer o milho.
 
 
Como Abimeleque muitos se esquecem de que Deus usa o fraco, o pobre e o humilde para fazer e mudar a história. "Assim Deus fez tornar sobre Abimeleque o mal que fizera a seu pai" e, com isso, tornou memorável essa heroína de nome desconhecido, uma patriota que usou uma simples pedra de moinho para fazer o que podia para salvar seu povo.
 
 

VEJA TAMBÉM...

- #9 CARACTERÍSTICAS DA MULHER CRISTÃ ÍNTEGRA
- JAEL - UMA BEDUÍNA SAGAZ
- #4 CONSELHOS QUE A BÍBLIA DÁ PARA SUPERAR O TRAUMA DO ESTUPRO
- TAMAR - UMA VIÚVA ENGANOSA
- IDEIAS DE DECORAÇÃO DE CASAMENTO COR VINHO


Hey!

Não deixe de nos seguir nas redes sociais, sua participação por lá é muito importante para nosso Ministério: Facebook MNTA - Facebook NTA - Instagram
  


Foto: Google
Fonte: Este artigo foi retirado integralmente da Bíblia de Estudo da Mulher - Editora Mundo cristão, página 330.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário