Orfa - A Nora de fé hesitante

em 13 agosto 2018




Continuando a nossa série Mulheres da Bíblia, vamos conhecer melhor uma mulher chamada Orfa cujo tem grande variedade de significados como: "gamo novo", "jovem corça", "dúbia" ou até mesmo "nuca" - sugerindo aqui o sentido de "obstinada" ou "orgulhosa".



Orfa vacilou em seu compromisso com Noemi sua sogra e escolheu voltar para a sua vida em Moabe, em vez de apegar-se a Javé. Leia Rute 1:4-14



Orfa não era uma mulher má, e na verdade, demonstrou grande afeição pela mãe de seu falecido marido que se chamava Quilion. Porém, apesar de Orfa amar e respeitar sua sogra, ela não tinha uma profunda lealdade nem o espírito de abnegação necessário a um compromisso vitalício com Noemi sua sogra e com o Deus de Israel.


As palavras persuasivas de Noemi revelaram um quadro nítido das incertezas por vir e, claramente, Orfa voltou seus pensamentos para os meios de conseguir sua própria felicidade. Com seu retorno a Moabe, ela saiu das páginas da história Bíblica.
 
 

Os sentimentos que Orfa tinha por sua sogra Noemi eram:
 
  • Amor emocional por sentimento: Não por atitude em não abandonar uma mulher já idosa e viúva também
  • Afeição apaixonada: Que deixava Orfa viver apenas o momento
  • Amor que fracassou na adversidade: Quando sua sogra mais precisou dela, mesmo  Noemi mandando ela voltar para seus pais e sua terra natal, Orfa não hesitou em abandonar quem mais precisava.
  • Base egoísta para tomar decisões: Não considerando a dor e o sofrimento de sua sogra.
  • Fácil mudança de emoções: Que a levou a não pensar muito sobre a proposta de sua sogra Noemi.


A lição que Orfa nos deixa é que esse exemplo não é bom a ser seguido, embora muitas noras desejam ver suas sogras debaixo de sete palmo de chão, ou bem longe, Noemi era uma mulher de Deus e a tratava como filhas, assim como Orfa estava sofrendo com a morte do seu marido, Noemi estava sofrendo três vezes mais, pois além de idosa ela experimentou a perda de seu marido e seus dois filhos, Orfa teve um sentimento egoísta e pensou somente em si mesmo não levando em consideração a dor e o sofrimento de sua sogra.
 
 
Mesmo que a sua sogra a desafie todos os dias, não tenha sido uma mulher que mereça o seu respeito e nem a sua dedicação, ame-a, demonstre esse amor através de atitudes de respeito e carinho, ajude-a quando ela precisar, esteja disposta a dar a ela o que ela não pode te oferecer, pois cada um dá aquilo que tem para oferecer.
 
 
Se você tem recebido ódio de sua sogra, não a culpe, provavelmente é o que ela recebeu a vida inteira e é somente isso que ele tem para te oferecer. Se você tem uma sogra que é como Noemi, uma mãe, aprecie essa nobre atitude mesmo se seu marido vier a falecer, torne amiga dela e aja como uma filha que ama e cuida de seus pais.




ATENÇÃO!


Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.





HEY!
 
Não deixe de nos seguir nas redes sociais, sua participação por lá é muito importante para nosso Ministério: Facebook MNTA | Facebook NTA | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok

  


Foto: Pixabay
Fonte: Texto inspirado e resumido da Bíblia de Estudo da Mulher - Editora Mundo Cristão na página 355 e quadro na página 359
Versículos: Site Bíblia online - Tradução Almeida Corrigida Fiel




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante para nós. A sua opinião nos dá um outro ponto de vista que não havíamos enxergado. Seja bem vinda (o)!
Lembre-se, comentários com ofensas, xingamentos, conteúdos ou links imorais ou de jogos serão excluídos. Respeito ao próximo e ao espaço onde a Palavra de Deus é ensinada deve ser mantida aqui.



Topo