Banner

13/08/2018

ORFA - A NORA DE FÉ HESITANTE




Continuando a nossa série Mulheres da Bíblia, vamos conhecer melhor uma mulher chamada Orfa cujo tem grande variedade de significados como: "gamo novo", "jovem corça", "dúbia" ou até mesmo "nuca" - sugerindo aqui o sentido de "obstinada" ou "orgulhosa".

Orfa vacilou em seu compromisso com Noemi sua sogra e escolheu voltar para a sua vida em Moabe, em vez de apegar-se a Javé. Leia o texto abaixo:


1 E sucedeu que, nos dias em que os juízes julgavam, houve uma fome na terra; por isso um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar nos campos de Moabe, ele e sua mulher, e seus dois filhos;
2 E era o nome deste homem Elimeleque, e o de sua mulher Noemi, e os de seus dois filhos Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; e chegaram aos campos de Moabe, e ficaram ali.
3 E morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com os seus dois filhos,
4 Os quais tomaram para si mulheres moabitas; e era o nome de uma Orfa, e o da outra Rute; e ficaram ali quase dez anos.
5 E morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando assim a mulher desamparada dos seus dois filhos e de seu marido.
6 Então se levantou ela com as suas noras, e voltou dos campos de Moabe, porquanto na terra de Moabe ouviu que o Senhor tinha visitado o seu povo, dando-lhe pão.
7 Por isso saiu do lugar onde estivera, e as suas noras com ela. E, indo elas caminhando, para voltarem para a terra de Judá,
8 Disse Noemi às suas noras: Ide, voltai cada uma à casa de sua mãe; e o Senhor use convosco de benevolência, como vós usastes com os falecidos e comigo.
9 O Senhor vos dê que acheis descanso cada uma em casa de seu marido. E, beijando-as ela, levantaram a sua voz e choraram.
10 E disseram-lhe: Certamente voltaremos contigo ao teu povo.
11 Porém Noemi disse: Voltai, minhas filhas. Por que iríeis comigo? Tenho eu ainda no meu ventre mais filhos, para que vos sejam por maridos?
12 Voltai, filhas minhas, ide-vos embora, que já mui velha sou para ter marido; ainda quando eu dissesse: Tenho esperança, ou ainda que esta noite tivesse marido e ainda tivesse filhos,
13 Esperá-los-íeis até que viessem a ser grandes? Deter-vos-íeis por eles, sem tomardes marido? Não, filhas minhas, que mais amargo me é a mim do que a vós mesmas; porquanto a mão do Senhor se descarregou contra mim.
14 Então levantaram a sua voz, e tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua sogra, porém Rute se apegou a ela. Rute 1.4-14


Orfa não era uma mulher má, e na verdade, demonstrou grande afeição pela mãe de seu falecido marido que se chamava Quilion. Porém, apesar de Orfa amar e respeitar sua sogra, ela não tinha uma profunda lealdade nem o espírito de abnegação necessário a um compromisso vitalício com Noemi sua sogra e com o Deus de Israel.


As palavras persuasivas de Noemi revelaram um quadro nítido das incertezas por vir e, claramente, Orfa voltou seus pensamentos para os meios de conseguir sua própria felicidade. Com seu retorno a Moabe, ela saiu das páginas da história Bíblica.
 
 
Os sentimentos que Orfa tinha por sua sogra Noemi eram:
 
  • Amor emocional por sentimento: Não por atitude em não abandonar uma mulher já idosa e viúva também
  • Afeição apaixonada: Que deixava Orfa viver apenas o momento
  • Amor que fracassou na adversidade: Quando sua sogra mais precisou dela, mesmo  Noemi mandando ela voltar para seus pais e sua terra natal, Orfa não hesitou em abandonar quem mais precisava.
  • Base egoísta para tomar decisões: Não considerando a dor e o sofrimento de sua sogra.
  • Fácil mudança de emoções: Que a levou a não pensar muito sobre a proposta de sua sogra Noemi.


A lição que Orfa nos deixa é que esse exemplo não é bom a ser seguido, embora muitas noras desejam ver suas sogras debaixo de sete palmo de chão, ou bem longe, Noemi era uma mulher de Deus e a tratava como filhas, assim como Orfa estava sofrendo com a morte do seu marido, Noemi estava sofrendo três vezes mais, pois além de idosa ela experimentou a perda de seu marido e seus dois filhos, Orfa teve um sentimento egoísta e pensou somente em si mesmo não levando em consideração a dor e o sofrimento de sua sogra.
 
 
Mesmo que a sua sogra a desafie todos os dias, não tenha sido uma mulher que mereça o seu respeito e nem a sua dedicação, ame-a, demonstre esse amor através de atitudes de respeito e carinho, ajude-a quando ela precisar, esteja disposta a dar a ela o que ela não pode te oferecer, pois cada um dá aquilo que tem para oferecer.
 
 
Se você tem recebido ódio de sua sogra, não a culpe, provavelmente é o que ela recebeu a vida inteira e é somente isso que ele tem para te oferecer. Se você tem uma sogra que é como Noemi, uma mãe, aprecie essa nobre atitude mesmo se seu marido vier a falecer, torne amiga dela e aja como uma filha que ama e cuida de seus pais.




VEJA TAMBÉM...

- A CONCUBINA INDEFESA DO LEVITA
- 7 MARCAS DA LIDERANÇA FEMININA
- ENTRE A IGREJA E A DELEGACIA - A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM LARES CRISTÃOS
- #9 CARACTERÍSTICAS DA MULHER CRISTÃ ÍNTEGRA
- #5 PROBLEMAS QUE PODEM AFETAR DRASTICAMENTE O SEU CASAMENTO
- DICAS DE COMO SE VESTIR COM MODESTIA E DECÊNCIA EM QUALQUER LUGAR
- #14 MÚSICAS INSTRUMENTAL PARA CASAMENTO


Hey!

Não deixe de nos seguir nas redes sociais, sua participação por lá é muito importante para nosso Ministério: Facebook MNTA - Facebook NTA - Instagram
  

Foto: Pixabay
Fonte: Texto inspirado e resumido da Bíblia de Estudo da Mulher - Editora Mundo Cristão na página 355 e quadro na página 359
Versículos: Site Bíblia online - Tradução Almeida Corrigida Fiel





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário