A concubina indefesa do levita

em 18 junho 2018




Levita:  Descendente de Levi. Que foi filho de Jacó e Lia, neto de Isaac e Rebeca, bisneto de Abraão e Sara...   Foi ancestral de Moisés e Aarão a quem coube as funções sacerdotais, vindo daí o fato de sua descendência (os levitas) herdarem o ministério sacerdotal.


Concubina:  Moça, geralmente pobre, que um homem comprava dos seus pais, ou aceitava como pagamento de dívidas, ou tomava como prisioneira de guerra. A concubina tinha direito a casa, comida e relações sexuais com o dono, que era considerado seu marido. Ela ficava em posição inferior à da esposa, porém não era olhada com desprezo pelos outros porque nos tempos do AT a lei permitia que um homem tivesse mais de uma mulher (GN 25:6).


Essa é uma triste história que aconteceu de forma trágica. Essa concubina havia sido infiel ao levita e o deixou. O levita foi atrás dela. Leia abaixo Juízes 19.2-3.
 

2 Porém a sua concubina adulterou contra ele, e deixando-o, foi para a casa de seu pai, em Belém de Judá, e esteve ali alguns dias, a saber, quatro meses.
3 seu marido se levantou, e foi atrás dela, para lhe falar conforme ao seu coração, e para tornar a trazê-la; e o seu moço e um par de jumentos iam com ele; e ela o levou à casa de seu pai, e, vendo-o o pai da moça, alegrou-se ao encontrar-se com ele.

 
Os dois tinham saído da casa do pai da concubina em Belém e pararam em Gibeá, a fim de passar a noite. Com a noite chegando, ao que parece, ninguém de Gibeá quis dar hospedagem ao levita, a seu servo e a sua concubina. Uma concubina era uma mulher que tinha mais privilégios que uma escrava, porém não considerada legalmente como esposa.

 
Ao terem passado de propósito pela cidade pagã de Jebus, que teve o nome mudado depois para Jerusalém depois da conquista de Davi; procuraram um lugar melhor para descansar entre os israelitas. Por fim, um velho, ele próprio estrangeiro naquela cidade nada amistosa, acolheu-os em sua casa, suplicando que não passassem a noite fora, na praça.

 
Então, enquanto comiam e descansavam, homens pervertidos cercaram a casa procurando estuprar o hóspede levita. O levita, supostamente um líder espiritual, sacrificou sua concubina a uma noite de brutalidade; a fim de salvar a própria vida.

 
Esse episódio ocorreu no período mais sombrio da história de Israel, durante o qual cada um fazia como bem entendia. A comunidade israelita como um todo reagiu como repulsa a esse crime hediondo e, assim, tomou medidas severas, a fim de fazer com que os culpados pagassem pelo que haviam feito. Leia abaixo Juízes 21.25 e Juízes 20.6,13,23.


Então disseram: Eis que de ano em ano há solenidade do Senhor em Siló, que se celebra para o norte de Betel do lado do nascente do sol, pelo caminho alto que sobe de Betel a Siquém, e para o sul de Lebona.


6 Então peguei na minha concubina, e fi-la em pedaços, e a enviei por toda a terra da herança de Israel; porquanto fizeram tal malefício e loucura em Israel.
13 Dai-nos, pois, agora aqueles homens, filhos de Belial, que estão em Gibeá, para que os matemos, e tiremos de Israel o mal. Porém os filhos de Benjamim não quiseram ouvir a voz de seus irmãos, os filhos de Israel.
23 E subiram os filhos de Israel, e choraram perante o Senhor até à tarde, e perguntaram ao Senhor, dizendo: Tornar-me-ei a chegar à peleja contra os filhos de Benjamim, meu irmão? E disse o Senhor: Subi contra ele.

 
A concubina foi traída por seu amante e por seu anfitrião. Foi estuprada, torturada e morta. Ela vivia em um mundo injusto, onde a violência permeava até mesmo os relacionamentos mais íntimos e onde a depravação moral havia estendido até os líderes espirituais. Essa história está registrada em Juízes 19 e 20.






ATENÇÃO!


Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.





HEY!
 
Não deixe de nos seguir nas redes sociais, sua participação por lá é muito importante para nosso Ministério: Facebook MNTA | Facebook NTA | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok

  
  

Foto: Google
Fonte: Texto retirados integralmente da Bíblia de Estudo da Mulher - Editora Mundo Cristão na página 347
Versículos: Site Bíblia online - Tradução JFA

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante para nós. A sua opinião nos dá um outro ponto de vista que não havíamos enxergado. Seja bem vinda (o)!
Lembre-se, comentários com ofensas, xingamentos, conteúdos ou links imorais ou de jogos serão excluídos. Respeito ao próximo e ao espaço onde a Palavra de Deus é ensinada deve ser mantida aqui.



Topo