9 Conselhos que a Bíblia dá para superar a depressão

em 01 janeiro 2018




Hoje vamos falar de um assunto bastante delicado e que ainda não é considerado por muitas pessoas como uma doença, muitos a veem como frescura, manha ou até mesmo preguiça e desculpas para não se levantar da cama e viver. Mas o que a Bíblia diz sobre a depressão?



A depressão é o mal ou a doença deste século, quem aí não conhece alguém que já sofreu de depressão? Ou você mesmo já sofreu com esta doença silenciosa? A depressão é diferente da tristeza, que por sua vez é momentânea, ela passa, mas a depressão é constante e persistente, podendo durar mais de um mês, dias e anos até.

 
 

Vamos entender um pouquinho o que é esta doença, causa, sintomas e o tratamento indicado pelos médicos e em seguida vamos ver o que a Bíblia diz sobre a depressão. A depressão é um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade ao longo de sua história. No sentido patológico, entre os sintomas, há presença de tristeza, pessimismo, baixa autoestima, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si. É imprescindível o acompanhamento médico tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento adequado.




CAUSAS


Há uma série de evidências que mostram alterações químicas no cérebro do indivíduo deprimido, principalmente com relação aos neurotransmissores (serotonina, noradrenalina e, em menor proporção, dopamina), substâncias que transmitem impulsos nervosos entre as células. Outros processos que ocorrem dentro das células nervosas também estão envolvidos. 



A depressão é na realidade uma ampla família de doenças, por isso denominada Síndrome. Vale ressaltar que o estresse pode precipitar a depressão em pessoas com predisposição, que provavelmente é genética. A prevalência (número de casos numa população) da depressão é estimada em 19%, o que significa que aproximadamente uma em cada cinco pessoas no mundo apresenta o problema em algum momento da vida.
 
 

SINTOMAS



1 - Humor depressivo ou irritabilidade, ansiedade e angústia
 
2 - Desânimo, cansaço fácil, necessidade de maior esforço para fazer as coisas
 
3 - Diminuição ou incapacidade de sentir alegria e prazer em atividades anteriormente consideradas agradáveis
 
4 - Desinteresse, falta de motivação e apatia
 
5 - Falta de vontade e indecisão
 
6 - Sentimentos de medo, insegurança, desesperança, desespero, desamparo e vazio
 
7 - Pessimismo, ideias frequentes e desproporcionais de culpa, baixa autoestima, sensação de falta de sentido na vida, inutilidade, ruína, fracasso, doença ou morte.
 
8 - A pessoa pode desejar morrer, planejar uma forma de morrer ou tentar suicídio
 
9 - Interpretação distorcida e negativa da realidade: tudo é visto sob a ótica depressiva, um tom "cinzento" para si, os outros e o seu mundo
 
10 - Dificuldade de concentração, raciocínio mais lento e esquecimento
 
11 - Diminuição do desempenho sexual (pode até manter atividade sexual, mas sem a conotação prazerosa habitual) e da libido
 
12 - Perda ou aumento do apetite e do peso
 
13 - Insônia (dificuldade de conciliar o sono, múltiplos despertares ou sensação de sono muito superficial), despertar matinal precoce (geralmente duas horas antes do horário habitual) ou, menos frequentemente, aumento do sono (dorme demais e mesmo assim fica com sono a maior parte do tempo)
 
14 - Dores e outros sintomas físicos não justificados por problemas médicos, como dores de barriga, má digestão, azia, diarreia, constipação, flatulência, tensão na nuca e nos ombros, dor de cabeça ou no corpo, sensação de corpo pesado ou de pressão no peito, entre outros.
 



TRATAMENTO



Como se trata de uma família grande de “depressões” com múltiplas causalidades,; antes de se iniciar qualquer tratamento é necessário que seja feita uma investigação etiológica rigorosa.

 
 

Após o levantamento das causas envolvidas pode-se fazer um planejamento terapêutico adequado. Existem diversas “ ferramentas “ terapêuticas, e a medicamentosa é uma das mais importantes.

 
 

Existem mais de 30 antidepressivos disponíveis. Ao contrário do que alguns temem, essas medicações não são como drogas, que deixam a pessoa eufórica e provocam vício. A terapia é simples e, de modo geral, não incapacita ou entorpece o paciente.

 
 

Alguns pacientes precisam de tratamento de manutenção ou preventivo, que pode levar anos ou a vida inteira, para evitar o aparecimento de novos episódios de depressão. A psicoterapia ajuda o paciente, mas não previne novos episódios, nem cura a depressão.

 
 

Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique.

 

A Bíblia menciona alguém deprimido - Saul, Deus o castigou com esta doença porque não obedeceu as ordens de Deus. Mas se você está sofrendo de depressão isso não significa que seja castigo de Deus, apenas você está sob uma pressão social, emocional, psicológica no momento que está levando você a ficar neste estado. Saul foi um caso à parte. Outra pessoa também foi Davi, em seus Salmos, as palavras de arrependimento e tristeza profunda pelo pecado de adultério cometido. Jesus teve seu espírito angustiado porque era chegado a sua hora.



Embora a Bíblia não menciona a palavra depressão, mas sim tristeza seja ela razoável ou profunda, sabemos que a depressão tem cura e não é um castigo de Deus sobre você. Já ouvi pregadores da palavra de Deus dizendo que pessoas que sofrem de depressão não tem Deus em suas vidas, o crente que fica triste e deprimido não confia em Deus e não tem Deus em sua vida, eu discordo completamente.



Na sociedade moderna que vivemos, onde  nós mulheres temos mais responsabilidades e uma carga enorme nas costas, a depressão gerada por estresse e pressão psicológica e emocional é quase que inevitável. A sociedade nos exige sermos boas esposas, filhas, mães, profissionais, donas de casa, exemplos de mulher e ainda ser linda, andar bem arrumada, ser magra, inteligente e recatadas, muita coisa não é mesmo? Tem horas que sinto que vou desmoronar, é muita pressão em cima de um ser só.



A Bíblia não expõe que a pessoa que sofre de depressão tenha algum pecado em particular, mas nos alerta em como sair deste buraco negro, são conselhos com referências Bíblicas que vou compartilhar com vocês agora. Pegue o caderninho e anota aí.



#1 Ansiar por Deus


Quando desejamos ardentemente por Deus, todas as nossas preocupações, dores e ansiedades são descansadas n'Ele. Deus tem o refrigério para nosso sofrimento. Seu coração deve deseja-lo ardentemente pela sua presença, e esta saciedade e descanso você encontra lendo a palavra de Deus, orando e separando um tempo da sua rotina para estar a sós com Deus.

 


Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Quando poderei entrar para apresentar-me a Deus? Salmos 42:1-2


#2 Clamar por Deus 

 
A pessoa que se encontra nesse estado, é como se a sua alma estivesse num buraco negro sem fim, escuro e frio; a desesperança começa a fazer parte de sua vida, nada parece fazer mais sentido. Clamar a Deus nessas horas é o melhor remédio. Deus é aquele que nos socorre quando pedimos ajuda a Ele. Fale pra Deus tudo o que sente, além de seu amigo, é seu melhor terapeuta.



Ao Senhor clamo em alta voz, e do seu santo monte ele me responde. Salmo 3:4


#3 Descansar em Deus

 
 

Em meio a tanta pressão e julgamento das pessoas achando que depressão não passa  de mera frescura e desculpas de gente preguiçosa, fechar os ouvidos para as críticas negativas que não sabe o que fala é a chave para o processo de cura. Quando se sentir pra baixo demais, sucumbindo a ponto de pensar em suicídio, pare e descanse em Deus, ouça o que ele tem para dizer em sua palavra, numa pregação ou num devocional. Entregue suas emoções, medos e temor nas suas mãos que Ele cuidará do resto.



Eu me deito e durmo, e torno a acordar, porque é o Senhor que me sustém. Salmo 3:5   Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a águas tranquilas; Salmo 23:2



#4 Saber que Deus ouve


Deus ouve as suas orações, ele quer te ajudar nesta jornada difícil que está atravessando. Confesse seus pecados, se arrependa de seus erros, se entregue a Deus e pergunte a Ele o que Ele deseja de você, qual é a sua vontade, Ele direcionará você no melhor caminho.



Afastem-se de mim todos vocês que praticam o mal, porque o Senhor ouviu o meu choro. Salmos 6:8 Alarmado, eu disse: Fui excluído da tua presença! Contudo, ouviste as minhas súplicas quando clamei a ti por socorro. Salmos 32:22



#5 Estar ciente de que Deus tudo vê


 

Os olhos de Deus estão sobre tudo e sobre todos. Mesmo que você pense que Deus não está vendo seu sofrimento e sua dor, que está só e não tem ninguém capaz de te ajudar, saiba que Deus está te vendo sempre em todo tempo, inclusive agora. Ele quer que você conte com ele nesta luta solitária. Olhe para Ele também e converse com Deus, ele está te contemplando e agindo ao seu favor.



Mas tu enxergas o sofrimento e a dor; observa-os para tomá-los em tuas mãos. A vítima deles entrega-se a ti; tu és o protetor do órfão. Sl 10:14 Os olhos do Senhor voltam-se para os justos e os seus ouvidos estão atentos ao seu grito de socorro; Sl 34:15



#6 Reconhecer que Deus irá cuidar de você



Para Deus cuidar de você, você precisa permitir que isso aconteça. Não feche seu coração para Deus e aceite a nova história que Deus quer escrever na sua vida. Deus sabe o que é melhor para você, apenas creia. 
 


Protege-me como à menina dos teus olhos; esconde-me à sombra das tuas asas, Sl 17:8 O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido. Sl 34:18



#7 Louvar a Deus mesmo na tristeza profunda

 

Eu sempre digo que a música espanta todas as tristezas, ela também é usada pelos terapeutas no processo de cura de alguma doença. Abra a sua boca mesmo sem vontade mesmo e louve a Deus com suas canções favoritas. O louvor quebra cadeias, liberta a alma da tristeza e o louvor misturado com adoração traz a doce presença de Jesus.
 


 Senhor, até quando ficarás olhando? Livra-me dos ataques deles, livra a minha vida preciosa desses leões. Eu te darei graças na grande assembleia; no meio da grande multidão te louvarei. Sl 35:17-18 Em alta voz, darei muitas graças ao Senhor; no meio da assembleia eu o louvarei, Sl 109:30



#8 Buscar a restauração e testemunhar a outros


Quando alcançamos a ajuda de Deus e a sua restauração, nada melhor que espalhar esta boa notícia para quem está na mesma luta que você e mostrar que há sim uma luz no fim do Túnel. Há esperança para quem está em desespero  e Deus é esta esperança que tantos procuram. Exalte a Deus através do seu testemunho de vida.



Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer. Então ensinarei os teus caminhos aos transgressores, para que os pecadores se voltem para ti. Sl 51:12-13



#9 Continuar Orando a Deus


A oração é alimento para alma, é prevenção, é manutenção, é relacionamento com Deus, é também um divã para os necessitados de um ouvinte. Deus é tudo e suficiente para nós. Nosso amigo, Psicólogo, Terapeuta, Marido, Pai, Mãe, Protetor, Provedor, Médico, Mestre, Juiz, e nos dá amor incondicional. Siga firme em oração e jejum, vivendo a sua perfeita vontade e tudo ficará bem. Se afaste de pessoas tóxicas e negativas, abusivas e pessimistas, neste processo de cura interior é necessário remover das nossas vidas tudo aquilo que venha prejudicar nosso tratamento emocional, #FicaDica!




Eu, porém, clamo a Deus, e o Senhor me salvará. À tarde, pela manhã e ao meio-dia choro angustiado, e ele ouve a minha voz. Entregue suas preocupações ao Senhor, e ele o susterá; jamais permitirá que o justo venha a cair. Sl 55:16-17,22



ATENÇÃO!


Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.





HEY!
 
Não deixe de nos seguir nas redes sociais, sua participação por lá é muito importante para nosso Ministério: Facebook MNTA | Facebook NTA | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok

  


Foto: Pixabay e Google
Fonte: Causas, Sintomas e Tratamento Site Minha Vida. Partes deste artigo foram retirados de um estudo da Bíblia da Mulher - Editora Mundo cristão, página 385. Desenvolvimento dos tópicos Regiane Marques
 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante para nós. A sua opinião nos dá um outro ponto de vista que não havíamos enxergado. Seja bem vinda (o)!
Lembre-se, comentários com ofensas, xingamentos, conteúdos ou links imorais ou de jogos serão excluídos. Respeito ao próximo e ao espaço onde a Palavra de Deus é ensinada deve ser mantida aqui.



Topo