Acsa - A filha astuta de Calebe

em 08 janeiro 2018




Em nossa série sobre as Mulheres da Bíblia, hoje vamos conhecer melhor esta filha astuta de Calebe chamada Acsa, um nome que eu particularmente acho lindo. Tenho uma prima com este nome.
 


Acsa é filha de Calebe que era muito amigo de Josué, lembram? Pois é essa mocinha aí a Acsa entrou em cena quando seu pai Calebe ofereceu a sua filha em casamento para aquele que fosse capaz de conquistar a cidade de Quiriate-Sefer onde residia os anaquins que eram homens de estatura gigante como o Golias que Davi matou. A cidade de Quiriate-Sefer ficava em Hebrom.



Conforme a ordem dada pelo Senhor, Josué deu a Calebe, filho de Jefoné, uma porção de terra em Judá, que foi Quiriate-Arba, isto é, Hebrom. Arba era antepassado de Enaque.

 
Calebe expulsou de Hebrom os três enaquins: Sesai, Aimã e Talmai, descendentes de Enaque. Dali avançou contra o povo de Debir, anteriormente chamada Quiriate-Sefer. E Calebe disse: "Darei minha filha Acsa por mulher ao homem que atacar e conquistar Quiriate-Sefer". 

Otoniel, filho de Quenaz, irmão de Calebe, a conquistou; e Calebe lhe deu sua filha Acsa por mulher. Quando Acsa foi viver com Otoniel, ela o pressionou para que pedisse um campo ao pai dela. Assim que ela desceu do jumento, perguntou-lhe Calebe: "O que você quer? " "Quero um presente", respondeu ela. "Já que me deu terras no Neguebe, dê-me também fontes de água. " Então Calebe lhe deu as fontes superiores e as inferiores. Josué 15:13-19


 

Naquela época não era incomum os pais oferecerem suas filhas como recompensa por algo. Sei que você deve estar chocada por essa "moeda de troca" usando a mulher como objeto sem levar em consideração a sua própria vontade, mas temos que entender que era costume e fazia parte da cultura daquela época, hoje principalmente aqui no Brasil isto não existe.
 


Uma mulher naquela época e estamos falando de há mais de 2.000 anos atrás, a mulher era vista como algo a ser adquirido e conquistado e não como um ser humano que pensa e tem vontades próprias. E as mulheres tinham por costume não questionar a decisão de seus pais, mesmo que esta decisão pudesse levar a sua vida a ruínas.
 

 
O maior interesse de todos naquele tempo eram as terras. Tudo dependia delas: Adoração, lar, alimento, segurança financeira, política e capacidade de criar uma família. Tendo em vista que era costume na época os pais arranjarem casamentos, a oferta de Calebe estava dentro dos padrões e costumes de sua época.

 
 

O sobrinho de Calebe chamado Otoniel ou Otiniel em algumas traduções Bíblicas, aceitou o desafio, tomou a cidade cananéia e recebeu sua prima Acsa em casamento e também porção de terra que tinha sido prometida por Calebe.
 


 
Acsa apesar de estar em condições de submissão total a vontade de seu pai, ela foi astuta, ela sabia que suas terras só seriam produtivas se tivesse água. Vendo que a solução se encontrava nas nascentes próximas dali. Acsa discutiu com seu pai a situação de seu marido e o convenceu de que precisavam pedir ajuda ao pai dela.
 
 


Acsa usou uma abordagem buscando a benção de seu pai, foi provavelmente o pedido de um presente de casamento e estava de acordo com as bênçãos para casamentos e famílias - Veja Deuteronômio 28:1-14.

 

 

Acsa usando a sua inteligência demonstrou envolvimento e interesse por sua herança, seu casamento e seu futuro. Ela não foi gananciosa, mas também não hesitou em ir atrás daquilo de que precisava, sendo ela semelhante a mulher virtuosa de Provérbios 31:27.




ATENÇÃO!


Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.





HEY!
 
Não deixe de nos seguir nas redes sociais, sua participação por lá é muito importante para nosso Ministério: Facebook MNTA | Facebook NTA | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok


  
Foto: Google - Atriz Marisol Ribeiro interpretando Acsa na Novela A Terra Prometida da TV Record;
Fonte: Partes deste artigo foram retirados de um estudo da Bíblia da Mulher - Editora Mundo cristão, página 303.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante para nós. A sua opinião nos dá um outro ponto de vista que não havíamos enxergado. Seja bem vinda (o)!
Lembre-se, comentários com ofensas, xingamentos, conteúdos ou links imorais ou de jogos serão excluídos. Respeito ao próximo e ao espaço onde a Palavra de Deus é ensinada deve ser mantida aqui.



Topo