Raabe - Uma salvadora sagaz

em 25 dezembro 2017




Raabe era, evidentemente, uma mulher inteligente. Ela demonstrou um conhecimento impressionante da história recente de Israel bem como daquilo que Deus estava fazendo pelos israelitas ao aproximarem-se de seu país. Raabe parecia estar mais ciente da intervenção divina em favor de Israel do que os próprios israelitas.



Raabe conseguiu fazer um acordo com os espias garantindo a sua proteção, os escondeu e foi mais perspicaz do que aqueles de seu povo que foram procurar os espias. Raabe era sem dúvida uma mulher coragem, pois se arriscou a para tomar partido dos israelitas, era uma traição que podia resultar em sua morte e de sua família também.
 


Raabe, apesar de ser uma prostituta, ela tinha discernimento espiritual, ela reconheceu que o Deus de Israel era o Deus de todos os deuses a quem seu povo serviam. A sua confissão de fé inicial no Deus de Israel é vista no uso de seu nome Javé. Sem qualquer apoio ou informação de seu meio ou dos israelitas, ela empregou o nome usado por Deus na aliança e proferido a Moisés quando os israelitas saíram do Egito (Êxodo 3:14; Juízes 2:11).

 

Outra vez sem nenhum motivo de incentivo, ela escondeu os espias; este tipo de fé não é visto com frequência no povo de Deus no Antigo Testamento, muito menos vindo de uma prostituta gentia.
 

 
Raabe é um exemplo de como tomar decisões certas e se manter firme, mesmo quando isso significa ir contra os que estão ao seu redor. Não é de se admirar que Deus desejasse honrar a sua fé e coragem ao colocar essa mulher que muitos a veem com desprezo e desdém na linhagem do nosso Messias.
 


Boaz, um dos homens mais afáveis e justos do Antigo Testamento, foi um de seus filhos (veja Mateus 1:5 e Rute). Deus honrou a fé e a coragem de Raabe ao coloca-la não apenas na linhagem do grande rei Davi, mas também de Jesus, o Rei dos reis - (Mateus 1:6)
 

 
Linda a história de Raabe não é mesmo? Todo mês vamos sempre trazer a história de uma mulher da Bíblia para vocês, histórias que nos inspiram e nos ensinam.
 

 

 

ATENÇÃO!


Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.




HEY!
 
Não deixe de nos seguir nas redes sociais, sua participação por lá é muito importante para nosso Ministério: Facebook MNTA | Facebook NTA | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok



Foto: Google - Atriz Mirian Freeland interpretando Raabe na Novela A Terra Prometida da TV Record;
Fonte: Partes deste artigo foram retirados de um estudo da Bíblia da Mulher - Editora Mundo cristão, página 287.

 



 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante para nós. A sua opinião nos dá um outro ponto de vista que não havíamos enxergado. Seja bem vinda (o)!
Lembre-se, comentários com ofensas, xingamentos, conteúdos ou links imorais ou de jogos serão excluídos. Respeito ao próximo e ao espaço onde a Palavra de Deus é ensinada deve ser mantida aqui.



Topo