15 hábitos que destroem a sua vida e como se livrar deles

em 16 junho 2020




O assunto de hoje é sobre os maus hábitos que desenvolvemos ao longo da vida e que sem a gente perceber elas não prejudicam apenas nós, mas quem nos rodeiam também.


Existem inúmeros maus hábitos e cada um parece ter o seu de estimação. Tem pessoas que tem o habito de falar palavrão, xingar o tempo todo, reclamar, comer de boca aberta, cutucar o nariz o tempo todo e em público, fazer suas necessidades nós muros das ruas mesmo tendo banheiros a disposição, viver arrumando briga por tudo e com todos, enfim são muitos tipos de maus hábitos, mas aqui eu listei apenas alguns que a Bíblia condena que tenhamos em nossas vidas.



Neste artigo eu também ensino como abandonar estes maus hábitos e ter uma vida mais saudável espiritualmente e materialmente também, poder melhorar o convívio com as pessoas a sua volta, mas é claro que você deve sempre buscar uma mudança de habito não para benefício próprio apenas, mas para que as suas ações possam glorificar a Deus. Então vamos à lista.



1 - NÃO SEPARAR UM MOMENTO DO SEU DIA PARA ORAR E LER A BÍBLIA



Em meio a correria do dia a dia, os cuidados diários com a família, filhos, marido, afazeres domésticos, a carreira profissional, dar apoio aos pais idosos e até mesmo as responsabilidades ministeriais na igreja fica quase que impossível ter um tempo para estar a sós com Deus, eu sei que até dizemos que não temos tempo para nós mesmas, tirar umas meia hora para ler a Bíblia e orar se torna uma missão impossível, mas não é não.


A minha vida é bastante corrida mesmo e com a chegada de um bebê só piorou a correria e aumente as responsabilidades, porem tudo se da um jeitinho, então eu aproveito o momento que ela dorme para fazer minhas coisas em casa. Ler a Bíblia sem chance ela rasga tudo, então eu baixei o aplicativo da Bíblia para ler no celular onde eu estiver é muito prático, e se eu não tenho privacidade para orar, eu oro com ela no colo mesmo.


Se esforce para não deixar esse momento tão precioso de lado, priorize em seu coração os momentos com Deus. Ore onde você estiver, seja fazendo uma tarefa doméstica ou quando estiver só, mas ore leia a Palavra de Deus e tenha uma vida espiritual saudável. A pessoa que se dedica em ler a Bíblia tem menos chance de pecar.



“Medita estas coisas e nelas sê diligente, para que o teu
progresso a todos seja manifesto.”   1 Timóteo 4.15


2 - REJEITAR A SUA LIBERDADE


Existem pessoas que abre mão de ser livre, de expressar suas opiniões, de fazer o que querem, de realizar um sonho, de ser feliz, de escolher se casa se tem filhos, onde mora, o que estudar, que carreira seguir por medo da opinião alheia. Não abra mão da sua liberdade. Jesus te fez livre então usufrua dessa benção para ser quem você é e para viver como quer. Só cuidado para não ofender a Deus com a sua maneira de viver. Seja livre vivendo segundo a vontade de Deus.



“Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar 
ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor.” Gálatas 5.13



3 - VIVER DE OSTENTAÇÃO



Tem pessoas que vive atolada de dividas só para mostrar as outras pessoas coisas que elas não tem condições de ter, ou até pode ter, mas querem se amostrar, se exibir na intenção de humilhar o outro.


Levar uma vida de ostentação é levar uma vida fútil. Não é pecado ter bens matéria, mas é pecado viver ostentando coisas para rebaixar, humilhar e menosprezar o seu semelhante. Não importa o que você tem, apenas não viva de ostentação, não viva humilhando e nem de aparências.



“Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além 
do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da 
fé que Deus repartiu a cada um.” Romanos 12.3



4 - VIVER SEM PROPÓSITO


Viver sem propósito é viver sem objetivos na vida, é como folha seca ao vento, vai aonde o vento levar, são pessoas popularmente chamadas de Maria vai com as outras. Nesta vida precisamos saber o que queremos. É normal passar pela adolescência sem saber o que quer da vida, mas na vida adulta é preciso saber pelo menos alguma coisa e correr atrás disso.


Quem vive sem um propósito, um objetivo, uma missão seja lá como for não é viver é vegetar. Deus nos fez capazes para fazer escolhas, para saber o que é melhor para nós e buscar nELe o motivo de estarmos aqui.


“Onde não há conselho fracassam os projetos, mas com os muitos 
conselheiros há bom êxito.” Provérbios 15.22




5 - VIVER SEMPRE ANSIOSA


Tem gente que consegue ficar ansiosa pela próxima refeição. Jesus diz para não andarmos ansiosos por coisa alguma, já basta cada dia o seu mal. Temos que aprender a viver um dia de cada vez, aproveitar o momento que nos é dado, planejar o amanhã, porém descansar em Deus, deixar nas mãos dele, se acontecer como planejado, amém, e se não acontecer, amém também.


“Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará 
os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.” Mateus 6.34  



6 - VIVER PROCRASTINANDO



Você sabe o que é procrastinar? Procrastinar é quando a pessoa fica enrolando pra realizar alguma tarefa ou um compromisso, sempre deixando pra depois. A procrastinação é um perigo, porque a pessoa vive num circulo vicioso da preguiça e acaba investindo o seu tempo em coisas fúteis.


A melhor maneira de fugir da procrastinação é ter uma agenda para organizar as tarefas do dia em cada horário, sem colocar grandes metas e se dedicando aos poucos e devagar em cada uma delas até que se torne um hábito e logo você estará sendo uma pessoa superprodutiva que faz valer cada minuto do seu tempo e assim seu dia rende e as suas tarefas e compromissos são realizados com sucesso e você nem se cansou tanto. Experimente fazer isso!



“Diz o preguiçoso: Um leão está no caminho; um leão está nas ruas. Como a porta se revolve nos seus gonzos, assim, o preguiçoso, no seu leito. O preguiçoso mete a mão no prato e não quer ter o trabalho de a levar à boca. Mais sábio é o preguiçoso a seus próprios olhos do que sete homens que sabem responder bem.” Provérbios 26.13-16



7 - ESCOLHER ALIMENTOS RUINS PARA A SUA VIDA


Quem não ama comer uma besteira de vez em quando que atire o primeiro hambúrguer (risos). Essas comidas condimentadas cheia de açúcar, gordura, corantes, sódios, molhos bem temperados que só faz com que nosso corpo e paladar fiquem viciados e desejando cada vez mais estes alimentos. Resultado: Obesidade e doenças.


Ter uma alimentação ruim só faz com que nossa saúde piore. Este hábito vicioso só tende a piorar se não der um fim nisso. Prefira alimentos naturais, aquelas que Deus criou sabem? Frutas, verduras, legumes, cereais como: Arroz, Feijão, lentilha e por aí vai. Substitua os temperos químicos pelos naturais, sucos naturais e água, menos sal e açúcar, faça exercícios físicos, um alongamento para o corpo todo e em um mês você verá sua saúde melhor. Cuide-se mais, se ame e colha os frutos do seu penoso trabalho.



“Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.” 1 Coríntios 6.19-20



8 - TER AMIGOS FALSOS E INTERESSEIROS


Nem todo mundo que diz ser seu amigo é de fato o seu amigo. Existem pessoas que só se aproxima da gente para tirar proveito de nós em alguma coisa ou até mesmo saber da nossa vida, rotina para sair fazendo fofoca e falando mal por detrás. Seja prudente, seja esperta aprenda a reconhecer esse tipo de gente. Não precisa sair batendo nelas, apenas se afaste, de o mínimo de informações da sua vida e seja solidária quando necessário.



“Guardai-vos cada um do seu amigo e de irmão nenhum vos fieis; porque todo irmão não faz mais do que enganar, e todo amigo anda caluniando.” Jeremias 9.4



9 - VIVER RECLAMANDO DE TUDO


Tem gente que nunca está satisfeito com nada, elas passam o dia todo reclamando. Elas reclamam do tempo, se chove, faz sol, neva, se está calor, frio, nublado enfim. Reclama das pessoas, para elas ninguém presta, reclama da comida, das roupas, do governo, do patrão, dos vizinhos, da igreja, do pastor, tem gente que reclama até de Deus vocês acreditam nisso? Esse tipo de comportamento é tóxico e ninguém gosta de ficar perto de reclamões, nem mesmo quem reclama.
 

Não murmure, não reclame de barriga cheia, exerça a gratidão, seja grata por tudo o que Deus te deu e até pelo o que ele não te deu, porque poderia ser um livramento, pensa bem. Ao acordar, ao comer, ao deitar e dormir apenas agradeça.



“Os tais são murmuradores, são descontentes, andando segundo as suas paixões. A sua boca vive propalando grandes arrogâncias; são aduladores dos outros, por motivos interesseiros.” Judas 1.6



10 - ACEITAR UM RELACIONAMENTO ABUSIVO


Tem muita mulher no mundo que aceita viver num relacionamento abusivo por medo, insegurança, sob ameaça ou porque acredita que um dia ele vai mudar. O relacionamento abusivo não é apenas o romântico, mas também de pais com os filhos, sogra e nora, sogro e genro, chefe e empregado, pastor e membros, amigos, parentes e por aí vai.


A partir do momento que você aceita esse tipo de comportamento do outro, você está dando a ele (a) carta branca para comandar a sua vida como ela quiser, é como se você voluntariamente tornasse escravo desta pessoa. Certamente ela não vai ter nenhuma empatia por você, essa pessoa simplesmente vai fazer da sua vida um inferno.


Essas pessoas abusivas tem o dom da manipulação, ela vai fazer de tudo, eu digo tudo mesmo para que você continue comendo na mão dela. Assim que você recusar deixar ela abusar de você e de sua generosidade, ela vai te ameaçar, vai chorar, fazer fofoca e você, dirá que você é cruel com ela e que ela é assim com você porque deseja o seu bem, vai colocar pessoas contra você e você se sentirá um monstro, porque esse é o objetivo do abusador é manipular suas emoções e as pessoas a sua volta contra você para que você se sinta um ser humano horrível e deixe ela comandar sua vida fazendo com que você se sinta acuado e infeliz. Nunca permita este tipo de coisa.



“O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” 1 Coríntios 13.4-7




11 - NÃO TER UMA ROTINA


Mesmo pessoas que odeia rotina precisa de uma para ter uma vida organizada e bem sucedida. A rotina que estou me referindo não é aquela em que você vive parecendo um Hamster na rodinha, a rotina de que falo é daquela em que você precisa ter para seus compromissos importantes como: Ter horário de tomar café da manhã, trabalhar, fazer as refeições, dormir, estudar etc. E ter dias de lazer e folga pra você sair dessa rotina e fazer o que deseja.
Uma rotina bem definida tem muitos benefícios, eu, por exemplo, só consigo manter em funcionando todo o Ministério online No Teu Altar e seus departamentos internos como este blog porque eu tenho uma rotina, senão isso não seria possível, acredite!



12 - FAZER FOFOCA DOS OUTROS


Quem nunca fez uma fofoquinha uma vez na vida atire a primeira pedra. A fofoca é uma atitude muito destrutiva de quem a pratica. Ela pode acabar com vidas e a reputação de alguém literalmente falando.


Uma pessoa fofoqueira além de ser alguém que parece não ter o que fazer na vida, é uma pessoa completamente infeliz e invejosa. A Bíblia é bem clara sobre a fofoca, Deus odeia e repudia este ato desastroso.


Não caia na tentação de falar mal da vida do outro, ser fofoqueiro traz má fama para você, mas ser alvo de um fofoqueiro é triste demais. Eu acredito que todos nós já fomos alvo de um fofoqueiro e também já fizemos alguém alvo das nossas fofocas.


Aconteceu comigo umas vezes, mas teve uma que me deixou muito arrasada e infelizmente a pessoa que espalhou fofocas sobe mim me prejudicou até, tanto que eu tenho que evitar algumas reuniões de família, porque minha presença não é bem vinda, e sabe o que eu fiz para merecer isso? Nada, eu apenas aceitei o pedido de casamento do filho da fofoqueira. Com isso ela acabou comigo na família dela que eu nem posso pensar em estar com eles, porque não sou bem recebida e nunca tive a chance de me defender.


Se você tem esse hábito de falar mal das pessoas, espalhando para todos os boatos ou verdades sobre alguém, saiba que Deus está vendo o que você está fazendo com o seu próximo. E não adianta ir à igreja pagar de Santa porque a Deus ninguém engana. Deixa as pessoas viverem e ser como querem, você não tem nada a ver com isso. Cuide da sua vida e deixa o restante para lá. Não use a sua língua pá destruir a vida de alguém o preço pode ser caro demais para pagar depois.



“Seis coisas o Senhor aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos.” Provérbios 6:16-19



13 - NÃO PRATICAR O AMOR PRÓPRIO


Saber amar os outros como eles são é uma arte muito difícil, mas amar a si mesmo de verdade é mais difícil ainda. Muitas pessoas dizem que se ama, porém elas destroem a si mesmas com comida lixo, sedentarismo, maus hábitos, invejando, sendo perverso, criticando o tempo todo, fazendo mal as pessoas, entre tantas outras coisas.


Quem cultiva o amor próprio jamais odeia o próximo, porque vê no outro o que vê em si mesmo, seres humanos passivos a erros e carentes de amor e perdão.


Amar a si mesmo é cuidar da saúde física, emocional, mental e espiritual. É estar sempre buscando fazer e ser o melhor não para inflar o ego, mas para servir a Deus e o seu semelhante com seu melhor. É saber que somos todos iguais e que aqui nesta terra escapará do julgamento de Deus. Ame a Deus acima de todas as coisas e o próximo como a ti mesmo.


“Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja;” Efésios 5.29



14 - VIVER COM PESSOAS MÁS E PERVERSAS


O mundo está cheio de pessoas perversas, más que só pensam em fazer o mal. Pessoas sem temor algum de Deus, são pessoas que vivem fazendo o que querem e como querem com elas mesmas e com os outros também. Sabe aquele ditado que diz assim: "Quem com porco se mistura, farelo come"? Pois é, devemos ser pessoas sábias e se afastar desse tipo de gente, você pode ser mal influenciada e ter seus caminhos desviados para longe do caminho justo de Deus. 1 Co 15.33


“Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.” 1 Coríntios 15.33



15 - VIVER INVEJANDO A VIDA ALHEIA


A pessoa que vive invejando o que pertence ao outro é uma pessoa que insatisfeita com o Deus deu e ingrata também. Deus condena esse tipo de sentimento. Como servas do Senhor precisamos entender que:

  • Deus é Soberano e sonda os corações
  • Deus dá aquilo que Ele deseja a cada pessoa nesta terra
  • Deus espera que sejamos gratas no muito e no pouco também
  • Que a nossa vida integralmente pertence a Deus
  • Que fiquemos felizes pelo sucesso alheio
  • Que possamos ajudar sem olhar a quem
  • Que possamos colocar Deus em primeiro lugar em nossos corações
  • E por fim, que possamos entender que tudo o que temos e que somos vem do Senhor


“Não nos deixemos possuir de vanglória, provocando uns aos outros, 
tendo inveja uns dos outros.” Gálatas 5.26



    COMO ELIMINAR OS MAUS HÁBITOS DA SUA VIDA!?


    O hábito é algo que se praticado continuamente por alguns dias, ele fica fixado em sua mente e isso se torna algo natural e fácil de ser executado. Pessoas que cultivam maus hábitos tem um futuro destruído por eles. A lista acima foram apenas alguns dos maus hábitos que eu peguei inspirado na Bíblia e que é comum ver as pessoas praticando. E além de conhecer alguns deles vamos aprender a deixar esses maus hábitos e ter uma vida mais saudável e feliz também.



    1 - SUBSTITUA O MAU HABITO PELO BOM


    Por exemplo, uma pessoa que tem o mau hábito de fazer fofocas, criticando as pessoas e falando mal delas. Ao invés de cuidar da vida alheia se importando como o estilo de vida daquela pessoa, é possível substituir esse mau hábito da fofoca e das críticas por um hábito de começar a cuidar da própria vida, e ao invés de criticar se calar ou elogiar. Aos poucos com o tempo, você verá que não foi tão difícil assim que foi a melhor coisa que você fez não apenas por você mesma como para os outros.



    2 - ANOTE OS SEUS MAUS HÁBITOS


    Uma das táticas eficazes que nos ajuda a perceber o quanto temos de hábitos ruins é anotando eles num papel. Pode parecer estranho fazer uma lista de coisas e hábitos ruins sobre você mesma, mas é importante para que você olhe para dentro de si, análise, escreva e repense sobre suas más atitudes.


    A lista não é para vermos o quanto somos fracassados e horríveis como ser humano, mas para servir de um referencial para darmos o primeiro passo em direção de uma nova vida. Está lista deve ser sincera sobre si mesma e ser trabalhada na mudança de um item por vez. Veja abaixo um modelo de lista e faça o download da sua de graça.












    3 - FAÇA AS MUDANÇAS AOS POUCOS


    Mudar um hábito não é algo fácil, é preciso ter foco e disciplina. Toda mudança é feita as poucos, gradualmente até que seja completada a sua missão de mudança. Escolha um item da sua lista e foque nela, só mude para o próximo hábito quando o primeiro for mudado com sucesso.


    Outra coisa importante sobre essa mudança é que você precisa começar pelo mais fácil, assim você nunca sentirá que é fraca, inútil, incapaz de fazer uma mudança. Lembre - se que qualquer tipo de mudança é difícil pra qualquer pessoa, o novo sempre assusta e é difícil de adaptar.



    4 - PERDOE - SE


    Perdoar a si mesma por coisas ruins que fazemos é mais difícil que perdoar os outros. Se perdoar requer um nível satisfatório de amor próprio. Eu mesma perdoo as pessoas com facilidade, mas a mim mesma é difícil.
    Não se culpe tanto pelos erros que cometeu muita das vezes aprendemos a ter maus hábitos por causa do meio tóxico que vivemos e com elas aprendemos coisas ruins e adquirimos os seus maus hábitos.



    5 - EVITE AMIZADES TOXICAS


    As amizades tóxicas são aquelas que prejudicam a sua vida, são pessoas que tem maus hábitos que não prejudicam apenas elas, mas as pessoas a sua volta também. São pessoas que reclamam de tudo, fofoqueiras, maledicentes, invejosas, falsas, sanguessugas entre outras toxicidades. Essas pessoas tóxicas estão não apenas no círculo de amizade, mas na família também. Como evitar esse tipo de pessoa?

    • Se afastando fisicamente e emocionalmente delas.
    • Não precisa ser rude com elas, seja educada, direta e sincera.
    • Não compactuem com elas esses péssimos hábitos.
    • Desligue seus ouvidos e feche o seu coração para toxicidade delas.
    • Tenha compaixão por elas e ore para que um dia elas possam ver o quanto são tóxicos e busquem uma mudança.



    6 - NÃO SE COBRE TANTO


    Tem pessoas que não está nem aí se a chuva desce ou sobe se faz calor ou frio, elas não se cobram em nada e vida que segue. Já outras se cobram tanto que só faltam até se surrar por autopunição, elas se cobram pelos mínimos erros que cometeu. Eu sou assim. Eu aprendi que se cobrar demais e querer ser perfeita em tudo é cruel com a gente mesmo e só nos prejudica nos deixando doentes e vulneráveis.


    Releve, relaxa se perdoe, confesse que errou e busque como concertar o erro e saiba que errar é humano, porque somos seres falhos e pecadores, porém persistir no mesmo erro é burrice.



    7 - NÃO DESANIME VOCÊ É CAPAZ


    No meio do caminho de uma mudança dá vontade de desanimar e deixar como tudo estava antes, porque mudar dói, é cansativo, é desgastante e quando pensamos que conseguimos sempre pode haver uma recaída. Nesse trajeto de mudança de hábitos pode acontecer de querer desistir, se sentir fracassada e incapaz, mas não faça isso, persistam não entregue os pontos, falhou? Levanta sacode a poeira e da a volta por cima e recomece. Só pare quando conseguir o que deseja.



    CONCLUSÃO


    É muito difícil reconhecer que errou que precisa mudar e traçar uma mudança e conseguir o objetivo não é mesmo? Mas é melhor sofrer agora passar pelo vale e depois desfrutar dos benefícios do resultado que esse esforço gerou.


    Vai ser maravilhoso olhar para trás e ver que lá ficou uma velha mulher e agora tem uma novinha pronta para explorar o mundo, fazer a diferença na vida das pessoas que a cerca. Tenha coragem, força e se não tiver por si mesma, busque em Deus para que Ele te da força e a coragem o suficiente para se tornar uma nova pessoa.







    ATENÇÃO!


    Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.





    HEY!
     
    Não deixe de nos seguir nas redes sociais, sua participação por lá é muito importante para nosso Ministério: Facebook MNTA | Facebook NTA | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok


    Foto de capa: Pixabay
    Fonte: Versículos de Bíblia Online ARA - Almeida Revista e Atualizada



      

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    O seu comentário é muito importante para nós. A sua opinião nos dá um outro ponto de vista que não havíamos enxergado. Seja bem vinda (o)!
    Lembre-se, comentários com ofensas, xingamentos, conteúdos ou links imorais ou de jogos serão excluídos. Respeito ao próximo e ao espaço onde a Palavra de Deus é ensinada deve ser mantida aqui.



    Topo