34 conselhos para você aplicar no seu casamento

em 04 julho 2020




Casamento não e fácil e geralmente casamos na ilusão de que tudo será flores, só que não. Embora algumas pessoas possam dar conselhos e dizer como é a vida de casado, a verdade é que as experiências dos outros só servem para nós até certo ponto, daí em diante é o casal que escreverá a sua história e definir seu modo de viver a dois.



Neste artigo eu vou dar alguns conselhos práticos que você pode aplicar no seu casamento e evitar erros que comprometam a saúde de seu relacionamento. Embora eu não seja casada há tantos anos assim, apenas sete, eu já adquirir algumas experiências cometendo erros que só não colocou um ponto final em nosso casamento porque meu marido e eu somos maduros para entender que somos falhos, cometemos erros e precisamos do outro perdão, misericórdia e acolhimento. Acertar o que errou aprender com os erros e vida que segue. Então vamos conhecer essa lista gigante e evitar comete-los. 



1 - NÃO FALE MAL DO SEU CÔNJUGE


Todas as vezes que acontece um desentendimento com seu parceiro, é quase que impossível não abrir a boca e colocar para fora toda aquela angustia pós-briga que sentimos, e às vezes falar até mal do cônjuge e expor a raiva e a tristeza, isso pode ser fatal para o seu casamento, pois falar mal de alguém é denegrir a imagem do outro e fazer como que se a pessoa fosse cem por cento erradas, ele é vilão e nós as vítimas.


Procure evitar a todo custo falar mal de seu companheiro e se estiver com muita raiva, se isole, se afaste, se alguém perguntar se vocês estão bem responda que sim e assim que tudo se acalmar senta e converse com ele, peça desculpas por um mal entendido e perdoe também. Saber que a pessoa com quem divide a vida com você e a cama para dormir estão falando mal por detrás é se sentir traído e pode minar a confiança. Então cuidado! 



2 - NÃO DESABAFEM OS SEUS PROBLEMAS CONJUGAIS COM FAMILIARES E AMIGOS


Nós mulheres temos o hábito de desabafar falando, os homens se trancam dentro de si e dificilmente abre seu coração para outro homem sobre seus problemas. Cada pessoa tem sua maneira de se expressar e de sofrer, porém tem que a ver certo limite para o desabafo e a exposição de sua vida pessoal e conjugal. 


Quando há um problema no casamento seja ele grande ou pequeno, falar sobre ele com qualquer pessoa mesmo que seja da família é muito perigoso, pois não sabemos de fato o que há no coração do outros e quais são as suas reais intenções para conosco. Mesmo no ambiente familiar existem pessoas que amam ver a desgraça alheia e a infelicidade dos outros. Mas se você não suposta sofrer calada e não sabe lidar com suas emoções você tem essas opções:


A - Ir ao psicólogo, mas nem sempre isso é possível por falta de dinheiro.

B - Falar com alguém que confia muito e que ela respeita as suas particularidades e não vai sair espalhando para o resto do mundo, é tipo uma melhor amiga. Se não tiver essa pessoa na sua vida é melhor se calar e evitar uma desgraça maior.

C - Buscar ler sobre casamento e como resolver conflitos para que você saiba o que fazer e assim não sentirá a necessidade de abrir a boca. 


Quando você conta seus problemas conjugais para as pessoas, você está dando a elas um passe livre para elas se intrometerem no seu casamento, jamais permita isso, seus problemas e desentendimentos no casamento se resolvem apenas entre o casal, não há espaço para uma terceira pessoa numa união que só cabe dois.


Atenção: Este conselho é apenas para pessoas que não vivem um casamento abusivo, pessoas que estão num lar violento precisa abrir a boca mesmo, pedir ajuda e denunciar o agressor.




3 - PEÇA CONSELHOS PARA PESSOAS MADURAS E COMPROMISSADAS COM DEUS.


Não confunda COMPROMISSADAS com Deus com pessoas religiosas e fanáticas por que as religiosas mesmo se você estiver sob ameaça de morte pelo cônjuge ela te aconselhara a orar para o agressor mudar e aguentar as surras. As convertidas de verdade te dará outro conselho, porque neste caso o divórcio é para salvar a sua vida e de seus filhos e não para viver adulterando por aí. 



4 - NÃO VAMOS DORMIR BRIGADAS COM SEU CÔNJUGE


Tem casal que depois de uma briga ninguém quer ceder e pedir desculpas ou tentar resolver. Ir pra cama brigada com seu cônjuge só vai piorar as coisas no dia seguinte. É claro que tudo depende da dinâmica e o modo que o casal tem de se relacionar. 



5 - SEJAMOS HUMILDES PARA RECONHECER SEUS ERROS E PEÇA PERDÃO


Existem pessoas que não conseguem pedir perdão e nem perdoar. Esse tipo de atitude requer humildade e reconhecimento de que somos falhos e os outros falham também. Estar casada é muito mais que colocar um lindo vestido de noiva e ostentar uma linda aliança no dedo esquerdo, é saber a hora de reconhecer que errou e perdoar também. Nenhum casamento subsiste debaixo do orgulho e da arrogância.



6 - SEJAMOS GENTIS SEMPRE


A gentileza deve ser de ambos. Deve ser uma ferramenta a ser usada a todo o momento principalmente quando há conflitos. Ser gentil no agir e no falar. Pedir com licença, obrigada e, por favor. Reconhecer os esforços do outro mesmo que o resultado não foram o que você esperava. Gentileza gera gentileza.



7 - SEJAM A MELHOR AMIGA DELE


Depois que nos casamos nossa prioridade é nosso cônjuge em tudo, e é natural nós afastarmos um pouco das nossas amigas e elas deixarem de serem as nossas confidentes e nossos cônjuges tomar este posto que fossem delas. 


Você precisa ser amiga de seu marido, ouvir ele quando ele precisar der apoio emocional, psicológico, espiritual e financeiro até, apoiar ele nos seus sonhos particulares e sempre incentivar ele em busca de seus objetivos. Ele precisa ver em você o que ele não vê nos seus amigos e saber que nenhuma outra mulher poderá dar a ele o que você oferece - uma esposa amiga e leal que ele pode contar quando precisar.



8 - OREM PELO SEU CÔNJUGE


Sempre que for fazer as suas orações lembre-se dele em suas petições, peça a Deus que o guarde da mulher lisonjeira, da adúltera, da prostituta, do mal visível e invisível. 



9 - NAMOREM SEMPRE


Muitos casais pensam que só por que casou não precisa namorar mais sendo que é totalmente o contrário, a gente se casa para namorar. Na fase do chamado namoro, era uma fase do cortejo, de se conhecer, preparar para o casamento. Quando acontece o matrimonio aí sim é hora de relaxar e fazer tudo o que era proibido antes de se casar (transar). 


No casamento não existe culpa e nem pudor, agora vocês tem a permissão de Deus para fazer amor a vontade, cortejar, sair para namorar jantar romântico enfim. Seja criativa e não deixe a rotina e o cuidado com os filhos estrague o seu casamento.




10 - SEJAMOS CRIATIVAS E SAIA DA ROTINA


Como eu disse acima, a rotina pode acabar com o relacionamento então temos que ser criativas, mas porque nós e não os homens? A resposta é simples: os homens são propensos a se acomodar e pensar que em time que está ganhando não se mexe. 


Homens são seres que estão satisfeitos com qualquer coisa se está deixando ele feliz, tudo bem! Só que eles não percebem que a rotina acaba com o nosso interesse neles e no casamento, então não espere que eles vão inventar coisas diferentes para sair da rotina do casamento e dos momentos íntimos de vocês que isso não vai acontecer. 


Como eles entram no jogo quando criamos, então mãos a obra. Prepare um jantar romântico em casa mesmo, compre uma lingerie linda e sexy para surpreender o maridão, convide ele para um banho juntos, cozinhe com ele uma comidinha gostosa que vocês amam comer, planejem um passeio a dois enfim são inúmeras ideias que você pode buscar no Google mesmo. 



11 - CONFIDENCIEM O SEU CORAÇÃO PARA SEU CÔNJUGE


Não tenha medo de falar dos seus sentimentos para o seu cônjuge. Demonstre o que sente, desabafe peça conselhos, opinião, faça ele se sentir útil na sua vida particular.



12 - ATENDAM AS NECESSIDADES DE SEU CÔNJUGE


Homens e mulheres têm necessidades particulares. Homens gostam de uma comida bem saborosa e uma mulher disposta na cama e as mulheres gostam de um homem que as ouvem e que entende seus sentimentos. É claro que as necessidades de todos vão muito, além disso, porém devemos buscar saber quais são e ser empáticas para atender as suas necessidades sejam elas quais forem.



13 - OUÇAM MAIS E PONDERE AS PALAVRAS


É comum nós mulheres falar mais que os homens. Nós usamos as palavras para desabafar, criticar, expressar, falamos quando estamos com raiva enfim, as palavras são bem úteis em nossas bocas, porém as vezes é bom só ouvir e prestar atenção naquilo que os outros tem a dizer, só assim podemos saber o que há no coração do outro sobre tudo. Ouça seu marido e entenda as necessidades que ele espera ser supridas por você.



14 - SE ARRUMEM PARA SI MESMA E PARA SEU CÔNJUGE



Quando você se cuida e dá um trato no visual, a sua autoestima se eleva e isso melhora o seu relacionamento com seu cônjuge. Seu parceiro de vida também gosta de te ver arrumada e bem cuidada, isso significa que você está bem por dentro, se ama e quando estamos bem com a gente mesmo isso reflete por fora. Uma mulher que se arruma e se mantém atraente para seu marido que se ele olhar para outra é porque é sem vergonha mesmo e não te respeita. 



15 - EVITE MUITO CONTATO COM OS OUTROS HOMENS


Não que você só tem que falar com mulheres, não é nada disso, mas quando a gente fica muito tempo com outros homens as coisas podem sair dos eixos, ou partindo de você ou dele, alguém vai confundir as coisas.


Não seja ingênua, dificilmente um homem realmente vê uma mulher apenas como amiga mesmo ela sendo casada, e se for linda aí é que ele vai investir em você para tentar te conquistar para ele e acabar com o seu casamento. O jeito é lidar com os outros homens de uma maneira bem superficial, direta e objetiva. Cortando toda intimidade, proximidade e confiabilidade. 


Não confidenciem a sua vida íntima e conjugal com eles, homens podem entender que você está infeliz e vai querer dar uma "mãozinha amiga" para você, mas as intenções sabem quais são. Você vai até a ele na inocência e ele te recebe na maldade. Cuidado!



16 - FUJAM DA FOFOCA



A fofoca é algo que até Deus condena. Essa pratica tem destruído vidas inocentes e arruinado casamentos. Se você encontrar um desses, corra, fuja, evite, não de conversa, não fale da sua vida pessoal para eles, não convide essas pessoas para a sua casa, tire elas da sua vida. Pessoas fofoqueiras são maledicentes invejosas, falsas e mentirosas. 



17 - SEJA COMPANHEIRA


Ser companheira não é apenas estar ao lado, mas estar presente quando a pessoa precisa, é estender as mãos, é presentear ao outro com o coração voluntário a sua lealdade e a sua fidelidade em amor sem esperar nada em troca. Seja a companheira que seu marido tanto precisa.



18 - AJUDE SEU CÔNJUGE


Ajudar não significa que você vai virar uma escrava dos desejos dele, mas que quando ele precisar você vai estar lá. Seja prestativa e se ele for justo, ele também vai ajudar você quando precisar.



19 - SEJAM PACIENTES


A melhor maneira de exercitar a paciência é enfrentando situações que nos tiram do sério. Quando somos ofendidos, confrontados é nessa hora que devemos respirar bem fundo, conte até mil se necessário e deixar as coisas seguirem seu curso. 


Muitas vezes você vai enfrentar momentos tensos com seu parceiro que fará você ter vontade de perder a paciência e partir para a ignorância, porém isso só fará com que a situação piore. Então seja paciente, ouça e não fale nada nem para se defender e quando tudo se acalmar você chame o seu cônjuge no particular e expressa os seus sentimentos de frustração e esteja disposta a resolver a situação. 



20 - FALEM QUANDO NÃO GOSTAR DE ALGO COM DELICADEZA


A delicadeza e a educação pode afastar o furor de quem ouve, mas nem sempre isso acontece. Mesmo que o seu companheiro pareça não entender o seu descontentamento sobre algo que ele fez ou falou. Espere passar um tempo ou dias e volte a tocar no assunto, pense melhor como abordar o assunto e resolver a questão.


Você pode aplicar a delicadeza no seu casamento sendo gentil e grata pelos sacrifícios do seu marido para com você e seus filhos.



21 - EVITE GRITAR


O grito tem a função de intimidar alguém para que possamos conseguir o que desejamos, para sermos ouvidos, para colocar medo ou para chamar a atenção para nós. Se você gritar com o seu marido ou esposa o resultado pode ser o contrário do que você deseja, a pessoa pode ficar com raiva e ao invés de te ouvir ela pode fugir de você. Ao invés de gritar conte até mil, se acalme e fale com a pessoa de maneira branda, calma, firme e exponha a sua insatisfação. 



22 - COZINHE O PRATO FAVORITO DELE


Como já diziam: Dê um prato de comida a eles e está tudo bem! Claro que nós mulheres também gostamos comer, afinal comer é o combustível para nosso corpo, mas para o homem tudo fica melhor com uma comidinha gostosa do lado acompanhado de seu programa de TV favorito. 


Se você sabe o que seu marido gosta de comer, faça. Não precisa virar escrava do fogão, mas uma vez por semana pelo menos faça aquela receita favorita dele e agrade o seu amado. 



23 - ASSISTAM O PROGRAMA FAVORITO DE SEU CÔNJUGE DE VEZ EM QUANDO


Meu marido ama assistir futebol de qualquer campeonato seja ela brasileiro ou internacional, assistir filmes de ação e o programa Vejam Só da Rit Tv. Eu não gosto de nenhum desses, mas de vez em quando assisto com ele um jogo ou um filme, o programa Vejam Só não por que eu não gosto de debates de nenhum assunto. E eu ainda faço muito porque ele só assiste uma coisa comigo, mas tudo bem, nossos gostos são completamente diferente e eu até prefiro ver sozinha. 


O que eu quero dizer com esse tópico é que o casal precisa ter pelo menos um hobby juntos, não importa o que seja, mas que curtam juntos e se divirtam, porque isso fortalece o relacionamento, tira da rotina e faz com que os tempos de namoro não morram.



24 - OUÇA SEU CÔNJUGE COM ATENÇÃO


Está aí uma dificuldade que os homens têm - ouvir, mas nós não somos assim, graças a Deus. As pessoas hoje em dia só querem falar e serem ouvidas, nunca ouvir. Ouvir o que o outro tem a dizer é um dom que poucos têm e quando encontramos esse alguém parece q encontramos um tesouro perdido. Ouça o seu marido tem a dizer e quando for a sua vez de falar e ele não ouvir você pode exigir a atenção dele quando precisar, pois você se importa com ele e deseja que ele faça o mesmo por você.



25 - EVITEM AS CRÍTICAS


Todos nós em algum momento da vida fazemos críticas e recebemos críticas. Se a sua crítica for positiva, ou seja, aquela crítica que demonstra a sua insatisfação sobre algo que seu cônjuge esteja fazendo e em seguida você fale como você gostaria que ele agisse para que não comprometa a integridade do casamento de vocês. Diga como se sente de maneira educada e com sabedoria, evite usar palavras que denigre ele, pois erros e falhas todos nós cometemos e precisamos de um olhar de amor e compaixão. Elogie seu cônjuge em público e faça a sua crítica em particular.



26 - FAÇA UM ELOGIO 


Homens gostam de serem elogiados assim como nós mulheres. O elogio é um incentivo, uma afirmação de que a pessoa está se saindo bem no que faz. O homem precisa ser motivado pela sua esposa para que ele se sinta valorizado até nas mínimas coisas do dia a dia.



27 - SEJAMOS GENTIS E DOCES QUANDO SEU CÔNJUGE ESTIVER ESTRESSADO


Nem todo mundo consegue ser gentil e doce no dia a dia, porém não precisa ser um mel o tempo todo, seja apenas quando necessário. Não fique irritada ou ofendida se seu marido chegar à casa estressado e querendo um pouco ficar sozinho consigo mesmo, os homens lidam com o estresse e a frustração diferente de nós. 


Seja compreensiva, dê espaço e tempo que ele precisa, não faça perguntas por enquanto e ofereça seu ombro, seu colo, uma comidinha fresca e deliciosa que ele ama comer e deixe para depois as perguntas e querer entender o motivo do seu estresse. Gentileza gera gentileza. 



28 - CONTROLEM OS SEUS CIÚMES


Mulheres ciumentas homem nenhum suporta, mas um pouquinho só até ajuda a temperar o amor do casal. Não banque a detetive vasculhando os bolsos, a carteira, o histórico do celular ou computador, seguindo onde ele for, colocando os filhos atrás para vigiar o pai, enfim. 


Controle sua obsessão e mantenha-se confiante em si mesma e no seu marido. Lembre que quando um homem quer deixar uma mulher ou trair ela não tem ciúmes que impeça. E se ele te trocar por outra quem saiu perdendo foi ele. As pessoas ficam e se mantém fiel não porque são bons, mas porque ama seu cônjuge e acima de tudo teme a Deus.



29 - MOSTRE QUE PRECISA DELE


Homens precisa se sentir útil na vida de uma mulher. Mostre que precisa dele para algumas coisas, não para tudo porque eles se sentem sobrecarregados e sufocados. Peça a ele opinião sobre algo, ajuda nas tarefas de casa, ir ao supermercado, na feira, no açougue, na padaria, na manutenção da casa, enfim são tantas coisas que você pode fazer para que ele se sinta útil e importante. 



30 - PEÇAM A SUA OPINIÃO E CONSIDERE 


Pedir apenas uma opinião e não pensar a respeito e considerar não adianta nada né, é melhor nem pedir. Quando você pergunta o que ele acha sobre uma decisão importante, ele se sente importante para você, que você precisa dele para tomar algumas decisões importantes e que é valioso para você. 



31 - RESPEITE SEU CÔNJUGE


Todos nós gostamos de ser respeitados, mas parece que eles dão prioridade nisso. Tem homens que exige respeito, mas não respeita as mulheres. Para ter respeito é preciso respeitar primeiro. O respeito não é apenas para os homens e os mais velhos, até um bebê precisa ser respeitado. 


Demonstre sua admiração e respeito pela pessoa do seu cônjuge, que apesar das diferenças entre vocês, você o ama e o admira como ele é. Respeite e apoie seus sonhos, gostos e seu jeito de ser e pensar.



32 - ADMIRE SEU CÔNJUGE


Seu marido se esforça muito para não deixar faltar o pão para você e seus filhos, então tudo o que ele espera é que a esposa o admire por isso e demonstre o quanto se orgulha dele. Homens precisam se sentir admirados pelas suas esposas, pois esse ato nobre de sua companheira da a ele a motivação que ele precisa para matar um leão por dia pelo bem estar de sua família. 



33 - ENCORAJE SEU CÔNJUGE


Homens são fortes e destemidos por fora, por dentro eles são frágeis e sensíveis. Eles não demonstram isso porque ele foi ensinado desde pequeno que homem não chora e demonstrar fraqueza e sensibilidade é coisa de "frutinha". Sabemos que isso é apenas uma ideologia cruel do machismo que oprime não apenas mulheres, mas os homens também. 


Ter que ser forte e corajoso o tempo todo é um fardo pesado demais para um ser humano, por isso quando você perceber que ele está meio para baixo e se sentindo oprimido e frustrado, encoraje-o, digam que ele é capaz, inteligente, forte e que é normal se abater às vezes, chorar, se sentir inútil ou incapaz, esses sentimentos mostram que ele é humano e que está vivo, porque morto não tem sentimentos nem bons e nem ruins. 


Diga que ele pode contar com você sempre que precisar e que as lágrimas que ele derramar na sua presença ficará em segredo entre vocês. Diga que o ama e que admiro tudo o que ele faz pela família, e que se sente abençoada por Deus por tê-lo por marido e pai de seus filhos. Você vai o ver melhorar e surgir como uma fênix das cinzas.



34 - DIGA QUE O AMA


Homens não são muitos de expressar sentimentos falando, eles demonstram agindo, com atitudes e pequenas ações diárias e constantes. Isso não impede que de modo espontâneo você diga a ele o quanto você o ama e é apaixonada por ele, que seu coração ainda bate forte por ele e que você fica ansiosa poesia chegada e casa no fim do dia. 


Diga que casou com ele por amor e não por interesse em nada material, e que nenhum outro homem no mundo poderia ocupar o lugar no seu coração que é só dele. Declare seu amor por ele em palavras, resgate o romantismo no casamento e encoraje-o a fazer o mesmo com certeza ele vai se sentir o homem mais sortudo do mundo por ter você por esposa.


Meninas, este artigo ficou bem grande, mas eu queria o mais detalhado possível para ajudar vocês em seus matrimonios. Aplicar todas essas dicas é possível? Acho que não, mas depende de vocês. Só de aplicar alguns já vai dar uma grande diferença no relacionamento de vocês.


Confesso que eu mesma não consigo fazer tudo desta lista, mas me esforço bastante. Manter o romantismo e ter tempo para namorar tendo um bebê de um ano do lado super grude comigo e ciumenta é bem complicado, no final do dia estou acabada e tudo o que eu quero sabem o que é? Dormir, porque eu só tenho três horas por noite para descansar, o resto da madrugada é cuidando dela. 


Agora é que eu estou tentando me arrumar, cuidar mais de mim, preciso perder peso, e ainda tenho que ter tempo para preparar conteúdo para vocês aqui e lá no meu outro blog No Teu Altar também.


É difícil, mas não impossível e devagarinho, aos pouquinhos vou chegar a meus objetivos o importante é não desistir do casamento porque nessa vida tudo passa e temos que fazer valer cada momento com quem a gente ama de verdade. Espero de coração que este artigo possam ajudar vocês e que Deus abençoe o casamento de todas.









ATENÇÃO!


Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.





HEY!
 
Não deixe de nos seguir nas redes sociais, sua participação por lá é muito importante para nosso Ministério: Facebook MNTA | Facebook NTA | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok


Foto de capa: Pixabay


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante para nós. A sua opinião nos dá um outro ponto de vista que não havíamos enxergado. Seja bem vinda (o)!
Lembre-se, comentários com ofensas, xingamentos, conteúdos ou links imorais ou de jogos serão excluídos. Respeito ao próximo e ao espaço onde a Palavra de Deus é ensinada deve ser mantida aqui.



Topo