Banner

27/08/2018

O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE SER AVÓ E QUAL SEU PAPEL NA CRIAÇÃO DOS NETOS?




A Bíblia é um livro tão fantástico, tão incrível que ela nos dá respaldo e ensinamentos sobre vários assuntos da vida, hoje vamos ver o que a Bíblia diz sobre isso e como uma avó pode ajudar na criação dos netos, auxiliando na educação destes pequenos com sua experiência de vida.

Para desenvolver este artigo, vamos nos inspirar numa mulher chamada Noemi, sogra de Rute, que ficou viúva e ainda perdeu seus dois filhos. Sozinha no mundo, mas não desamparada por Deus que moveu o coração de Rute e encheu de compaixão por esta senhora temente a Deus, para cuidar dela por toda a sua vida.
 
 
Rute se casou com um parente de sua sogra - Boaz, e assim ela se tornou avó postiça da criança que nasceu desta união. Noemi foi agraciada por Deus com uma nora amorosa cheia de compaixão por ela que não a abandonou, se casou com Boaz e teve um filho, dando a Noemi uma nova família e um novo lar.
 
 
Todo casal que tem seu primeiro filho ficam perdidos na criação das crianças, não tem ainda experiência o suficiente para preparar uma criança para a vida com educação de qualidade em seus lares, é nesta hora que as vovós e vovôs entram, suas experiências anteriores de pais podem ajudar muito com esta nova família. Ajudar a não cometer os erros que estes avós cometeram no passado com seus filhos.
 
 
Ser avó é uma segunda chance que Deus dá à alguém para fazer o que é certo na educação de uma criança, reparar os erros do passado na educação das crianças e uma benção de poder viver com a sua segunda geração - os netos, filhos de seus filhos.
 
 
Aqui no caso de Noemi, sem dúvida ela morava com Rute e Boaz e com seu netinho Obede, este relacionamento diário e próximo com certeza encheu o coração de Noemi de novas alegrias e paz. Veja abaixo quatro dicas de como ser avó presente na vida dos netos e como desempenhar seu papel na criação deles.


1 - Usando a riqueza de seus conhecimentos


Não há ninguém mais experiente numa família que os avós, seus conhecimentos e descobertas acumuladas ao longo do tempo é de grande utilidade e valor neste momento de grande responsabilidade - a criação e educação de crianças. Ela pode ajudar com conselhos sábios quando necessário. Você avó pode ser uma ponte entre os pais e a criança, lembrando seu filho como era o seu comportamento na infância e adolescência e como você lidou com isso.


Uma avó sábia não enfraquece a autoridade dos pais desfazendo assim uma ordem dada, mas antes sabe o seu limite na ajuda desta educação. Se ver algo que desaprova, ou que está havendo um certo exagero na disciplina dos filhos por parte dos pais, você pode chama-los para uma conversa particular para orienta-los neste exagero e nos efeitos negativos que isso pode causar na vida da criança futuramente, sempre com gentileza e serenidade, sem insultos e críticas julgadoras para não piorar as coisas. Esteja sempre a disposição, mas sem se intrometer sendo inconveniente.

O sábio ouvirá e crescerá em conhecimento, e o entendido adquirirá sábios conselhos; Provérbios 1.5


2 - Não ser reclamona em todo tempo


É normal nesta fase da vida as dores serem intensas, incômodas e chatas, parece que a cada dia tem uma dor em novidade, ao invés de reclamar e ficar se queixando de dores o tempo todo (que não vai resolver nada sobre a dor que sente), louve a Deus pela longevidade, pela família que Ele te deu, por estar em vida e alcançar a geração de seus filhos - os netos, com certeza os que estão a sua volta se sentirão mais felizes por ter uma mulher como você por perto. Mostre aos seus netos que envelhecer pode ser uma experiência agradável.


Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. 1 Tessalonicenses 5.18


3 - Mantenha-se ativa e interessada em  coisas fora da família


Suas necessidades e compromissos também são importantes. Você aproveitar o tempo com seus filhos e netos sem precisar abrir mão de suas outras atividades, como por exemplo: Ser voluntária em alguma ação social, atividades da igreja, seu marido, sua casa, estar com suas amigas, fazer compras pra você, ler um livro, fazer uma caminhada ao ar livre ou na academia, entre outras atividades interessantes.


Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros. Filipenses 2:4

Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus. Mateus 5:16


4 - Dê exemplo ao seus netos


Saiba que você é o exemplo máximo em sua família tanto para os netos quanto para os pais, as pessoas nesta família se inspira em você. Ensine a seus netos que:

O PERDÃO é a dádiva mais preciosa que se pode oferecer a alguém, pois nos liberta do rancor e das mágoas, deixa nosso coração limpo e vivemos em paz com todos a nossa volta.

Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. Efésios 4.32


O QUE É O CERTO E O ERRADO somente Deus pode definir. Ele tem a suprema sabedoria e sabe o que é melhor para seus filhos. Ensine a Palavra de Deus para seus netos para que eles temam a Deus e venham a trilhar o caminho que leva a Salvação e a Felicidade plena em Deus - Jesus!


Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte. Provérbios 14.12

No temor do Senhor há firme confiança e ele será um refúgio para seus filhos. Provérbios 14.26


EXPERIMENTAR A ALEGRIA de viver um dia de cada vez, ao invés de se prender ao passado ou de somente olhar para o futuro. Aproveitar cada fase da vida, a infância, a adolescência, a juventude, a fase adulta e a velhice com pessoas que nos ama e nos querem bem, família e amigos. Respeitar os mais velhos, ajudando os mais necessitados, ajudando os pais nas tarefas do lar sendo bons filhos.


Filhos, obedeçam a seus pais em tudo, pois isso agrada ao Senhor. Colossenses 3:20

Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles. Provérbios 22:6

Mas, se uma viúva tem filhos ou netos, que estes aprendam primeiramente a pôr a sua religião em prática, cuidando de sua própria família e retribuindo o bem recebido de seus pais e avós, pois isso agrada a Deus. 1 Timóteo 5:4

Este é o dia que fez o Senhor; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele. Salmos 118.24


Saiba que você avó é muito importante para a sua família, seja ponderada e não seja inconveniente a ponto de achar que tem sempre a razão, saiba que a sua experiência de vida, de mãe e mulher pode sim ser muito valioso na educação de seus netos. Aja com sabedoria, seja gentil ao orientar os pais de seus netos e deixe que eles tenham suas próprias experiências neste oficio de pais.


Ocupe seu tempo com coisas que te relaxe, divirta, aproveite a vida com a maturidade que tem agora fazendo coisas que antes não podia porque estava ocupada demais cuidando de seus filhos. Viaje, passeie, faça compras, converse com as amigas, passe mais tempo com Deus e desfrute das bênçãos da velhice.



VEJA TAMBÉM...

- 7 MARCAS DA LIDERANÇA FEMININA
- ENTRE A IGREJA E A DELEGACIA - A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM LARES CRISTÃOS
- #9 CARACTERÍSTICAS DA MULHER CRISTÃ ÍNTEGRA
- VEJA #9 CONSELHOS QUE A BÍBLIA DÁ PARA SUPERAR A DEPRESSÃO
- #4 CONSELHOS QUE A BÍBLIA DÁ PARA SUPERAR O TRAUMA DO ESTUPRO
- O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE O ESTUPRO?
- 07 DICAS DE COMO RECEBER BEM SUAS VISITAS E COMO VISITAS DEVE SE PORTAR



Hey!

Não deixe de nos seguir nas redes sociais, sua participação por lá é muito importante para nosso Ministério: Facebook MNTA - Facebook NTA - Instagram
  

Foto: Pixabay
Fonte: Texto inspirado e resumido da Bíblia de Estudo da Mulher - Editora Mundo Cristão na página 359
Versículos: Site Bíblia online - Tradução Almeida Corrigida Fiel


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário