19/03/2018

A MÃE CONFIANTE DE SANSÃO





Uma mulher humilde e sem filhos foi abordada num campo pelo Anjo do Senhor, que  profetizou que ela daria a luz um filho que livraria Israel do pesado jugo dos filisteus. Essa mulher, cujo nome não é revelado, era esposa de Manoá, da tribo de Dã. Eles viviam em Zorá, a oeste de Jerusalém.


 
Ao que parece, Manoá e sua esposa eram crentes devotos, mas a profecia do Anjo quase pareceu boa demais para ser verdade. A esposa contou ao marido tudo o que havia acontecido, e Manoá orou para que o Homem de Deus voltasse, a fim que fossem ensinados em como proceder quando o menino nascer. Leia abaixo Juízes 13.8.


Então, Manoá orou ao Senhor e disse: Ah! Senhor meu, rogo-te que o homem de Deus que enviaste venha outra vez e nos ensine o que devemos fazer ao menino que há de nascer.


Eles não hesitaram em crer. O Anjo voltou, pela terceira vez, para repetir as regras do voto nazireu: nada de vinho, nem de frutas, não raspar a cabeça, não tocar em nada impuro. Apesar de provavelmente, essa mulher ser analfabeta e dependente do marido, como crente e futura mãe ela não teve problemas em seguir as instruções do mensageiro celeste. Manoá imediatamente fez uma oferta a Deus, e ao subir a chama do sacrifício aos céus o Anjo se foi com ela. Assustados, os dois prostraram-se com o rosto em terra. Veja abaixo Juízes 13.19-21.


19 Então Manoá tomou um cabrito e uma oferta de alimentos, e os ofereceu sobre uma penha ao Senhor: e houve-se o anjo maravilhosamente, observando-o Manoá e sua mulher.
20 E sucedeu que, subindo a chama do altar para o céu, o anjo do Senhor subiu na chama do altar; o que vendo Manoá e sua mulher, caíram em terra sobre seus rostos.
21 E nunca mais apareceu o anjo do Senhor a Manoá, nem a sua mulher; então compreendeu Manoá que era o anjo do Senhor.


Para uma sociedade pervertida como a deles, a intervenção sobrenatural de Deus, sem dúvida era uma resposta às orações do casal. Quando Manoá expressou seu medo de que eles morressem por terem visto o Senhor, sua esposa demonstrou confiança em Deus. Leia Juízes 13.22-23.


22 E disse Manoá à sua mulher: Certamente morreremos, porquanto temos visto a Deus.
23 Porém sua mulher lhe disse: Se o Senhor nos quisesse matar, não aceitaria da nossa mão o holocausto e a oferta de alimentos, nem nos mostraria tudo isto, nem nos deixaria ouvir tais coisas neste tempo.


Sansão (que significa "como o sol" ou "esplendor"), o filho prometido, escolheu um estilo de vida que reflita o caráter decadente de seu mundo; ainda assim, Deus usou-o para conter os filisteus. Em decorrência disso, seu nome encontra-se na galeria dos heróis da fé em Hebreus 11.32.
 
 
A decepção da esterilidade transformou-se na alegria de ser mãe. Apesar de grata por ter um filho de força tão incomum, essa mãe humilde deve ter se entristecido com o egoísmo e a desobediência de Sansão a Deus. Por certo, as orações e o cuidado de sua mãe desempenharam importante papel na contribuição de Sansão como libertador de seu povo.
 
 
Essa mulher, cujo nome não sabemos, será lembrada como aquela que creu e que deixou este testemunho: toda mulher deve não apenas ouvir a orientação de Deus, mas também obedecê-la nos mínimos detalhes (Jz 13.14). Os santos anjos de Deus estão sempre prontos a realizar a vontade do Senhor, mesmo quando ela se manifesta do modo que menos se espera.

 


VEJA TAMBÉM...

- A OBEDIENTE FILHA DE JEFTÉ
- MARIA -  A PRIVILEGIADA DE TODAS AS MULHERES!
- EVA A MÃE DE TODOS OS VIVENTES!
- ENTRE A IGREJA E A DELEGACIA - A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM LARES CRISTÃOS
- DICAS DE COMO SE VESTIR COM MODESTIA E DECÊNCIA EM QUALQUER LUGAR
- ETIQUETA NAS REDES SOCIAIS
- 18 ATITUDES DA MULHER PODEROSA
- #4 CONSELHOS QUE A BÍBLIA DÁ PARA SUPERAR O TRAUMA DO ESTUPRO
- RECEITA FIT - CREPIOCA DE FRANGO COM SUCO VERDE




Hey!

Não deixe de nos seguir nas redes sociais, sua participação por lá é muito importante para nosso Ministério: Facebook MNTA - Facebook NTA - Instagram
  

Foto: Google - Atriz Lu Grimaldi interpretando a mãe de Sansão na minissérie Sansão e Dalila da Record TV - Brasil.
Fonte: Texto retirados resumidos da Bíblia de Estudo da Mulher - Editora Mundo Cristão na página 338
Versículos: Site Bíblia online - Tradução JFA


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário