Zípora - uma mulher contestadora

em 17 agosto 2017

 

Esta filha de Jetro o sacerdote midianita, é mencionada por causa de seu casamento com Moisés. Quando Faraó planejou mata-lo, ele fugiu para o deserto, ele encontrou Zípora no caminho das caravanas e acabou saindo em defesa da moça e de suas irmãs contra alguns desordeiros junto a um poço perto da casa delas.



Jetro ofereceu a sua hospitalidade a Moisés, e em seguida a sua filha Zípora em casamento. Moisés e Zípora tiveram um filho e colocaram o nome dele de Gérson, nome que tem a sua origem em estrangeiro. Seu segundo filho foi Eliezer, que significa Deus é meu socorro, para lembrar que Deus preservou a vida de Moisés - Veja Êxodo 18:3-4.

 
 

Quando Moisés foi confrontado pelo Senhor, porque ele não fez a circuncisão em seu filho (talvez seja Eliezer - Gênesis 17:14), sua vida ficou em perigo e Zípora teve que realizar a circuncisão a fim de salvar a vida do marido. Zípora evidentemente o fez com muito desgosto.
 


 
Moisés mandou Zípora e os filhos voltarem para a casa do pai - Êx 18:2-3. Muitos meses se passaram até que ela se encontrasse com o marido novamente. A libertação do povo hebreu no Egito já havia sido realizada, e como líder de seu povo, Moisés os levou até o monte Horebe, mantendo a sua promessa feita a Deus junto a sarça ardente - Êx 3:12.

 
 

Zípora deve ter morrido durante a caminhada do povo hebreu ao deserto rumo a Terra Prometida, porque não se tem mais citação dela ao longo da história, e em Número 12:1 cita a esposa etíope de Moisés.
 


 
Zípora permanece como uma mulher enigmática. Seu exemplo nos lembra de que uma esposa que resiste a vontade de Deus, não apenas coloca os propósitos divinos em perigo como também, põe em risco a vida espiritual de sua família. No entanto, suas ações rápidas e decisivas parecem ter salvado a vida de seu marido Moisés.




 

ATENÇÃO!


Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.





HEY!

Não deixe de nos seguir nas redes sociais, sua participação por lá é muito importante para nosso Ministério: Facebook MNTA | Facebook NTA | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok

  

Foto: Rede Record - Atriz Gisele Itié interpretando Zípora na novela Os dez mandamentos da TV Record
Fonte: Bíblia de estudo da Mulher - Editora Mundo Cristão


 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante para nós. A sua opinião nos dá um outro ponto de vista que não havíamos enxergado. Seja bem vinda (o)!
Lembre-se, comentários com ofensas, xingamentos, conteúdos ou links imorais ou de jogos serão excluídos. Respeito ao próximo e ao espaço onde a Palavra de Deus é ensinada deve ser mantida aqui.



Topo