06/09/2017

JOQUEBEDE - UMA MÃE DE CORAGEM

 

Joquebede, uma mulher que se lançava sem medo nos desafios da vida e nos planos de Deus para seu povo. Ela acreditava firmemente na promessa que fez à Abraão, e esperava ansiosamente pela liberdade do seu povo e assim ser uma nação livre e próspera.
 
Ela não imaginava que a sua fé em Deus seria recompensada com a missão especial do sacerdócio na família (Toda a linhagem sacerdotal que Deus separou é da família de Joquebede, iniciando com Arão depois seus filhos, seus netos e assim por diante).
 

Repare que Joquebede teve essa iniciativa: Concebeu, dando a luz um filho... viu que era formoso... tomou um cesto... pondo nele o menino - Êxodo 2:2-3. Essas ações de Joquebede, mostra uma mãe de fé e de coragem, com objetivos claros. Essa mulher em sua atitude corajosa, contornou a lei que mandava matar seu bebê; colocando ele no rio Nilo, descumprindo a lei (Êxodo 1:22); cercando o bebê de proteção, inclusive colocando sua filha Miriã para vigiá-lo - essa mulher demonstrou fé (Êxodo 2:3-4).
 
 
Nossas mentes atuais não consegue compreender as táticas aterrorizantes dos Faraós antigos, homens idólatras e corruptos, não sentiam nada além de desprezo pelo Deus dos hebreus. Ódio, hostilidade e trabalho duro eram fatos da vida naquela época.


Mesmo assim, Joquebede é uma mulher desembaraçada, cuidadosa  e de iniciativa, ela não temeu a maldade que a cercava. Deus viu seu coração, ouviu suas orações e interveio a seu benefício. Sua fama perdura através do filho destacado - Moisés.


Deus honrou seu firme propósito usando um de seus filhos para libertar o povo hebreu da escravidão do Egito e escolhendo seu outro filho, Arão para ser sumo sacerdote. Sua filha Miriã foi líder das mulheres hebreias, e toda a família da tribo de Joquebede foi escolhida por Deus para liderar os rituais do culto.


Joquebede serve de modelo para as mulheres de hoje em dia, com sua contagiante coragem para temer a Deus em vez de os homens, e com uma fé firme nas promessas e nas providências divinas.


Joquebede levou seu papel de mãe muito a sério. Ela criou seus filhos no Senhor com dedicação consciente. Com certeza essa mulher foi a maior influência diante de Deus na preparação desses filhos para a grande tarefa que o Senhor tinha para cada um na liderança e libertação do seu povo da escravidão.



VEJA TAMBÉM...

ETIQUETA NAS REDES SOCIAIS
- TAMAR - UMA VIÚVA ENGANOSA
- O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA MULHER?
- ZÍPORA - UMA MULHER CONTESTADORA

- RECEITA BOLO TOALHA FELPUDA FOFINHO SABOR COCO
- O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE O ESTUPRO?
- DINÁ, UMA VÍTIMA INOCENTE
- O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA MULHER?
- VOCÊ É SUBMISSA OU SUBJUGADA?


 

Hey!


Não deixe de nos seguir nas redes sociais, sua participação por lá é muito importante para nosso Ministério: Facebook MNTA - Facebook NTA - Instagram
  

 
Foto: Rede Record
Fonte: Bíblia de estudo da Mulher - Editora Mundo Cristão
Atriz Denise Del Vecchio interpretando Joquebede na novela Os Dez Mandamentos da Record TV



Nenhum comentário:

Postar um comentário