09/05/2018

A NOIVA PAGÃ DE SANSÃO!




Essa mulher impressionante da cidade de Timna cativou o afeto de Sansão com a sua beleza e charme e, por sua vez, ela deve ter se encantado com a força e a sagacidade dele. Os dois se casaram apressadamente, sem levar em conta a oposição de seus pais. Desde o princípio, o casamento estava fadado a fracassar por causa do conflito de lealdade entre ambas as partes e do egoísmo e imaturidade dos dois.
 
Essa mulher timnita que havia permanecido na casa dos pais depois do casamento, estava mais preocupada com sua própria preservação. Assim como Sansão, ela estava acostumada a conseguir tudo o que queria a seu modo, e, se não houvesse outra maneira, por meio de lágrimas e queixas. Veja abaixo Juízes 14.2-3 e em seguida Juízes 14.16-17.


2 Subiu, e declarou-o a seu pai e a sua mãe, e disse: Vi uma mulher em Timnate, das filhas dos filisteus; agora, pois, tomai-ma por mulher.
3 Porém seu pai e sua mãe lhe disseram: Não há, porventura, mulher entre as filhas de teus irmãos, nem entre todo o meu povo, para que tu vás tomar mulher dos filisteus, daqueles incircuncisos? E disse Sansão a seu pai: Toma-me esta, porque ela agrada aos meus olhos.


16 E a mulher de Sansão chorou diante dele, e disse: Tão-somente me desprezas, e não me amas; pois deste aos filhos do meu povo um enigma para decifrar, e ainda não o declaraste a mim. E ele lhe disse: Eis que nem a meu pai nem a minha mãe o declarei, e to declararia a ti?
17 E chorou diante dele os sete dias em que celebravam as bodas; sucedeu, pois, que ao sétimo dia lho declarou, porquanto o importunava; então ela declarou o enigma aos filhos do seu povo.


Ela usou toda a sua habilidade de manipulação, inclusive uma semana de lágrimas, para cumprir as exigências dos homens de seu povo, sabendo o tempo todo que eles tramavam fazer mal ao seu marido. Quando Sansão finalmente confiou a ela o seu segredo, ela o traiu declaradamente e, ao que parece, sem nenhum remorso. Ela e a sua família estava sob ameaça de morte, mas no final talvez por causa das próprias escolhas erradas da moça, todos eles perderam a vida. Veja Juízes 15.6.


Então perguntaram os filisteus: Quem fez isto? E responderam: Sansão, o genro do timnita, porque lhe tomou a sua mulher, e a deu a seu companheiro. Então subiram os filisteus, e queimaram a fogo a ela e a seu pai.


A timnita e Sansão erraram quando se apressaram em assumir o sério compromisso do casamento baseados apenas no encantamento inicial e na atração física. Nenhum dos dois havia deixado pai e mãe a fim de dedicaram-se primeiramente um ao outro. Nenhum dos dois foi além de si mesmo a ponto de preocupar-se com o que seria melhor para o outro. Nenhum dos dois levou em consideração as implicações de unir-se a outra pessoa que não tinha o mesmo compromisso espiritual.


Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo? Amós 3.3


Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido. Efésios 5.33


Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. Gênesis 2.24


O casamento com uma mulher estrangeira que não fosse comprometida com o Deus de Israel era rigorosamente proibido, pois os casamentos mistos foram justamente um dos fatores da destruição do povo (Deuteronomio 7.1-4). Não apenas Sansão era israelita e, portanto, comprometido com Deus, como também era nazireu, e por isso, separado por Deus de modo especial (Juízes 13.4-5). O fato de um juiz cair em pecado nessa área demonstra quão abrangentes são os efeitos da apatia espiritual. Esse casamento colocou Sansão no caminho da separação de Deus; porém somente o Senhor poderia ter dado sabedoria e derramando o amor necessário para a superação dos obstáculos imensos que se apresentam a Sansão a à timnita nessa união desafiadora.




VEJA TAMBÉM...

- A MÃE CONFIANTE DE SANSÃO
- DALILA - UMA MULHER SEDUTORA E INSISTENTE
- #9 CARACTERÍSTICAS DA MULHER CRISTÃ ÍNTEGRA
- ENTRE A IGREJA E A DELEGACIA - A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM LARES CRISTÃOS
- DICAS DE COMO SE VESTIR COM MODESTIA E DECÊNCIA EM QUALQUER LUGAR
- #14 MÚSICAS INSTRUMENTAL PARA CASAMENTO
- 18 ATITUDES DA MULHER PODEROSA



Hey!

Não deixe de nos seguir nas redes sociais, sua participação por lá é muito importante para nosso Ministério: Facebook MNTA - Facebook NTA - Instagram
  

Foto: Google
Fonte: Texto retirados integralmente da Bíblia de Estudo da Mulher - Editora Mundo Cristão na página 340
Versículos: Site Bíblia online - Tradução JFA


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário