O que a Bíblia diz sobre ser mãe solteira?

em 05 dezembro 2017

 


*Com a sociedade moderna e tantas mudanças ao longo do tempo, mudanças de cultura, crença, aumento da população no mundo, certas coisas que eram escândalos no passado, hoje é assunto normal na sociedade, ou seja, ninguém mais se escandaliza. Mas o que a Bíblia diz sobre ser mãe solteira?



Quantas pessoas hoje em dia que são mães e pais solteiros? Pessoas que se vê na obrigação de criar uma criança sozinha sem apoio do outro? Muitos casos não é mesmo? Talvez esse seja o seu que está lendo isso agora. A Bíblia é recheada de assuntos, mas nunca vi ninguém abordar o assunto da paternidade e a maternidade solitária.

 

Se você não se encaixa nesse quadro, tem filhos, mas vive com o seu cônjuge e ele (a) ajuda na criação da criança, provavelmente você passará por isso, ou conhece alguém nesta situação. O assunto é bastante delicado em pleno século 21 nas igrejas, tem aqueles que condenam, e tem aqueles que acham normais, e tem os que ficam em cima do muro. Eu não estou aqui para condenar e nem julgar ninguém, mas esclarecer esse assunto dentro da Bíblia.
 

 

¹Nos tempos Bíblicos, ter um filho fora do casamento era motivo para uma mulher ser deserdada por sua família. Mães solteiras, com frequência se entregavam à prostituição para sustentar a si mesmas e a seus filhos - Triste Não?



 Uma das histórias conhecidas na Bíblia é sobre duas prostitutas, mães solteiras, que se apresentaram diante de Salomão para que julgasse de quem era uma criança que casa uma afirmava ser sua.

 

Então vieram duas mulheres prostitutas ao rei, e se puseram perante ele. E disse-lhe uma das mulheres: Ah! senhor meu, eu e esta mulher moramos numa casa; e tive um filho, estando com ela naquela casa. E sucedeu que, ao terceiro dia, depois do meu parto, teve um filho também esta mulher; estávamos juntas; nenhum estranho estava conosco na casa; somente nós duas naquela casa. E de noite morreu o filho desta mulher, porquanto se deitara sobre ele.

 
E levantou-se à meia-noite, e tirou o meu filho do meu lado, enquanto dormia a tua serva, e o deitou no seu seio; e a seu filho morto deitou no meu seio. E, levantando-me eu pela manhã, para dar de mamar a meu filho, eis que estava morto; mas, atentando pela manhã para ele, eis que não era meu filho, que eu havia tido. 


Então disse a outra mulher: Não, mas o vivo é meu filho, e teu filho o morto. Porém esta disse: Não, por certo, o morto é teu filho, e meu filho o vivo. Assim falaram perante o rei. Então disse o rei: Esta diz: Este que vive é meu filho, e teu filho o morto; e esta outra diz: Não, por certo, o morto é teu filho e meu filho o vivo. 


Disse mais o rei: Trazei-me uma espada. E trouxeram uma espada diante do rei. E disse o rei: Dividi em duas partes o menino vivo; e dai metade a uma, e metade a outra. Mas a mulher, cujo filho era o vivo, falou ao rei (porque as suas entranhas se lhe enterneceram por seu filho), e disse: Ah! senhor meu, dai-lhe o menino vivo, e de modo nenhum o mateis. 

Porém a outra dizia: Nem teu nem meu seja; dividi-o. Então respondeu o rei, e disse: Dai a esta o menino vivo, e de maneira nenhuma o mateis, porque esta é sua mãe. 1 Reis 3:16-27


 

Na história encontramos dois princípios que podem ser relacionados a todas as mães solteiras.

 
1 - Apesar de não ser casada, qualquer mulher pode ser uma mãe amorosa (1 Reis 3:26)
2 -  Algumas vezes, ser uma mãe amorosa, significa dar a criança para que outros cuidem dela.
 
 


A mãe nesta história estava disposta a dar a sua criança para a outra, a fim de que seu filho não fosse morto. Uma mãe solteira que não pode sustentar seu filho financeiramente ou emocionalmente pode escolher entregar a criança para adoção. Este ato não significa que ela não ama a criança, pelo contrário, pois essa entrega pode ser a maior prova de amor que ela pode expressar pelo seu filho.

 
 

Além desse exemplo temos também a história de Agar, concubina de Abraão e serva de Sara, que deu a luz a seu filho Ismael e ainda assim foi expulsa da casa de seus senhores, criando seu filho sozinha sem ajuda do seu pai biológico.
 


 
**Ter filho sem ser casada, ainda que seja um pecado de fornicação, Deus é soberano para perdoar os pecados e restaurar a vida dessa mulher através de seu filho. O casamento de certa forma, trás segurança e comodidade para a mulher e para os filhos, a presença de um pai na criação de uma criança é indispensável, mas muitas vezes essas situações acontecem sem que haja culpa na mulher.




Uma mulher pode ser mãe solteira, dando a luz a uma criança no caso de um estupro, o marido a abandona, o namorado a ilude para se deitar com ela e a abandona com a criança ainda em seu ventre, ela pode ficar viúva, é uma infinidade de situações em que a mulher é colocada ou se encontra e ainda passa por um julgamento da sociedade.


Embora eu não tenha encontrado nenhum versículo que ser mãe solteira seja da permissão de Deus, pois tudo o que encontrei é: Não fornicar, fazer amor depois do casamento e não adulterar, mas sabemos que muitas vezes a mulher é abandonada mesmo quando tem um filho depois do casamento e aquelas que engravidam por que foram abusadas. Neste caso a culpa não é sua.



Veja o exemplo de Agar, ela não escolheu isso para si, ela era escrava, escravo não tem vontades, foi injustiçada e sofreu, mas Deus não a desamparou. Em minha humilde opinião, o que é pecado são mulheres e homens que saem por aí fazendo filho e abandonando sem se sentirem culpados. A fornicação e o adultério são pecados, mas você que é mãe e pai solteiros e se vê nesta situação de abandono ou violação ao seu corpo através do coito, pecado nenhum você tem e Deus sabe disto.



Saiba que Deus é com você, e pode usar essa situação desagradável para te ensinar algo e te amadurecer como mulher e espiritualmente também. Se aproximar de Deus e Ele te ajudará no que for preciso, te dará sabedoria para enfrentar a situação com honra.






ATENÇÃO!


Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.




HEY!
 
Não deixe de nos seguir nas redes sociais, sua participação por lá é muito importante para nosso Ministério: Facebook MNTA | Facebook NTA | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok

  

Foto: Pixabay
Fonte: Trechos marcado com nº 1 em diante retirado da Bíblia de estudo da Mulher - Editora Mundo Cristão. Trechos com * e ** asteriscos Regiane Marques




 
 

3 comentários:

  1. Muito bom, realmente a bíblia não fala especificamente sobre isso como fala de outros assuntos. E assim ficamos sem saber o que pensar a respeito, será que podem se casar ou não. É complicado Deus não nos ensina sobre isso pq podemos errar sem saber ficamos sem entender qual destino dessas mães. será que podem recomeçar ou nao podem?
    https://thifanysantosoficial.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thifany. Na verdade a Bíblia orienta que ninguém deverá se divorciar, mas aquele que assim fizer que fique solteira(o), porém a realidade ninguém segue isso porque se vê numa situação de carência. Não creio que mulheres mães solteiras que foram abandonadas por seus maridos ou que foram forçadas a deixar o lar com os filhos para se salvar de um marido violento que ela esteja em pecado, mas vejo a Palavra condenar duramente aqueles (as) pessoas que vivem em fornicação, um pai para cada filho(a), isso realmente é muito ruim. A mulher mãe solteira deve viver numa boa sem neuras caso ela esteja numa situação de abandono ou que ela teve que abandonar o marido violento antes que ela e os filhos morresse. Errar todos nós erramos independente se somos mães solteiras ou casadas, o arrependimento de nossas ações nos muda e alcança o perdão de Deus para uma nova vida. Beijos e fique na Paz. Amei seu comentário e volte sempre. Em breve visitarei seu blog!

      Excluir
  2. Qual o destino de uma mae solteira na igreja,ela podera se casar novamente com alguem da igreja?

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante para nós. A sua opinião nos dá um outro ponto de vista que não havíamos enxergado. Seja bem vinda (o)!
Lembre-se, comentários com ofensas, xingamentos, conteúdos ou links imorais ou de jogos serão excluídos. Respeito ao próximo e ao espaço onde a Palavra de Deus é ensinada deve ser mantida aqui.



Topo