28/11/2017

AS FILHAS DE ZELOFEADE - A PRIMEIRA LUTA PELOS DIREITOS FEMININOS

 


No sistema patriarcal israelita, a terra e responsabilidades correlatas foram distribuídas para toda as tribos descendentes dos filhos de Jacó. Mas o que acontecia com a herança quando não havia filhos homens? Deus, em seu treinamento de lei e ordem para com seu povo liberto da escravidão, cuidadosamente incluiu instruções quanto os direitos de propriedade que passavam de uma geração para outra.
 
Um dos bisnetos de José chamava-se Gileade e era filho de Manassés (veja Gn 48:14-20). Algumas gerações depois, um dos netos de Gileade teve cinco filhas, e a herança da terra não se encaixava mais no padrão legal normal. Mediante a liderança de Moisés, Deus revelou o cuidado e a preocupação que tem pela mulher.
 
 
Primeiramente, elas tiveram o direito de escolher seus próprios maridos. Mesmo que as famílias dessem ou negassem seu consentimento, a palavra final era da noiva. A escolha que tinham era de permanecer ou na tribo, o que faria com que pudessem manter sua herança dentro da família em sentir mais amplo. O registro bíblico mostra que as filhas de Zelofeade concordaram em casar-se dentro da tribo.
 
 
Todas as filhas foram citadas, e são elas: Macla, Noa, Hogla, Milca e Tirza, enfatizando que Deus as via como indivíduos e que as manteve com as responsabilidades e privilégios de cooperar com a comunidade. Mais ainda, as mulheres deram início ao pedido de sua herança através dos meios corretos, com uma revisão de história familiar.
 
 
Através de Moisés, seu líder, foram aprovadas e elevadas ao mesmo nível de seus primos homens em termos de bens de família. As instruções do Senhor com respeito à administração sempre baseia naquilo que soa mais justo.
 
 
O espaço dedicado a essas herdeiras demonstra que Deus não coloca as mulheres em posição inferior, mas que também não as eleva acima dos homens. Seu equilíbrio entre força e poder é perfeito, e suas expectativas tem propósitos.
 

As filhas de Zelofeade deveriam casar e ter filhos; os proprietários deveriam cuidar de sua posição como bons mordomos para que todos fossem beneficiados. O caso das filhas de Zelofeade demonstra as prioridades de Deus para o bem-estar da comunidade e para segurança pessoal.
 
 
Esta história você encontra no livro de Números Capítulo 27. É imprescindível ler para compreender o texto acima.




VEJA TAMBÉM...

- ETIQUETA PARA NORAS E SOGRAS
- MIRIÃ - UMA LÍDER NATA
- RECEITA FIT - CREPIOCA DE FRANGO COM SUCO VERDE
- O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE O ESTUPRO?
- O QUE É FEMINISMO?
- FOLHA DE RECEITA PARA DOWNLOAD
ETIQUETA NAS REDES SOCIAIS




Hey!

Não deixe de nos seguir nas redes sociais, sua participação por lá é muito importante para nosso Ministério: Facebook MNTA - Facebook NTA - Instagram
  

Foto: Google
Fonte: Bíblia de estudo da Mulher - Editora Mundo Cristão




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário