#4 Conselhos que a Bíblia dá para superar o trauma do estupro

em 18 dezembro 2017



As pesquisas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que a cada 12 (Doze) Segundos uma mulher é estuprada no Brasil - Triste demais isto. Este tipo de crime existe desde que o pecado entrou no mundo. A humanidade é cruel e perversa ao extremo e infelizmente a corda sempre arrebenta pelo lado mais frágil  que no caso é A mulher.
 


 
Existe inúmeros motivos porque os homens estupram, e a pouco tempo descobri que as mulheres também estupram, mas este crime  ainda é predominante com os homens cometendo. Os estupros e abusos físicos atinge mulheres adultas e crianças também - as meninas e os meninos.  Se você mulher que está lendo este artigo agora e é casada com um homem que não é pai de seus filhos, fique de olhos bem abertos, mesmo que eles sejam cristãos, homem é homem e não dá pra confiar.

 
 

Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor! Jeremias 17:5



Se você nunca passou por este tipo de situação, mas conhece alguém compartilhe este artigo, ajude quem precise e unidas somos mais fortes. A Bíblia tem relatos sobre mulheres que sofreram estupros e sabemos que Deus condena este tipo de prática. A relação intima deve ser consensual, prazeroso e dentro dos limites do parceiro. Creio que estas pessoas que cometem este tipo de crime já tem a sua sentença decretada se não houver um arrependimento verdadeiro e mudança de vida.
 


Mas o que a Bíblia diz sobre a vítima que sofre o abuso? O que ela deve fazer para superar isto? A dor de ser estuprada durante um encontro com alguém que você confia ou até mesmo andando sozinha na ida para algum lugar e sua volta para casa evoca emoções fortes, como um choque, a sensação de vergonha, nojo, negação, raiva e depressão são inevitáveis.
 


A mulher pode se perguntar como permitiu que tal situação ocorresse, por que não soube julgar melhor o caráter de um homem ou o que ela fez que o tivesse levado a estupra-la. Como resultado deste abuso, ela pode se sentir suja e pecadora, sendo que na verdade ela só foi vítima de uma violência.


 
A mulher também pode experimentar a hostilidade e ódio, desejando que o indivíduo sofra como ele a fez sofrer. A vítima de estupro num encontro precisa de consolo dos cristãos, amigos e familiares durante o período inicial do choque, à medida começa a aceitar o que lhe aconteceu. A vítima NÃO DEVE SER RESPONSABILIZADA PELO COMPORTAMENTO DO ESTUPRADOR.

 
 

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação; Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus. Porque, como as aflições de Cristo são abundantes em nós, assim também é abundante a nossa consolação por meio de Cristo. 2 Coríntios 1:3-4



O processo de cura emocional nesses casos é um longo caminho, que demora para ser reestabelecido, por que o medo da situação se repetir é ainda maior que o medo de acontecer a primeira vez. E a Bíblia, este livro fantástico nos dá 4 conselhos que a Bíblia dá para superar o trauma do estupro. Veja abaixo:


1 - Pedir a Deus  que limpe da culpa que sente, mesmo sendo inocente


Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário. Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão. Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua louvará altamente a tua justiça. Salmos 51:12,13 e 14


2 - Perdoar o estuprador por seus atos para não alimentar o ódio, que pode levar à amargura e outros comportamentos destrutivos. O perdão é para você viver em paz consigo mesma e não porque ele merece.


Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. Gálatas 5:19-21

 
 

Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, tanto uns para com os outros, como para com todos. 1 Tessalonicences 5:15

 
 

Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem. Hebreus 12:15


 

3 - Renovar seu compromisso com o Senhor, sabendo que ele não deseja o mal para ela e que, quando ele permite uma tragédia, está trabalhando ininterruptamente para lhe levar a restauração e crescimento.

 
 

E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Romanos 8:28

 
 
 

4 - Levar a vida adiante, com a determinação de crescer por meio dessa experiência, permitindo que Deus a conduza à medida em que desenvolve relacionamentos com outros crentes.

 

Só ele cura os de coração quebrantado e cuida das suas feridas. Salmos 147:3

 

Senhor meu Deus, a ti clamei por socorro, e tu me curaste. Salmos 30:2

 

Cura-me, Senhor, e serei curado; salva-me, e serei salvo, pois tu és aquele a quem eu louvo. Jeremias 17:14

 

Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças; contudo nós o consideramos castigado por Deus, por Deus atingido e afligido. Mas ele foi traspassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados. Isaías 53:4-5


 

Meninas eu quero deixar um respaldo aqui que estes conselhos eu retirei parcialmente da minha Bíblia de Estudo da Mulher, eu em particular nunca sofri este tipo de abuso - o estupro em si, mas já fui assediada, e tive minhas partes íntimas tocadas indevidamente quando eu era criança e só dividi isso com meu marido e agora com vocês. 


Ninguém da minha família sabe por que foi um parente próximo que fez isto, levei tempo para superar e esquecer entre aspas, eu levo minha vida normalmente, mas nunca mais confiei em ninguém, ninguém que tenha pênis, não importa quem seja. O trauma e as desconfianças ficaram.


 
Não vou ser hipócrita, mas se este tipo de crime me acontecesse eu não seria capaz de colocar em prática estes conselhos, provavelmente eu me vingaria, se fui estuprada, eu estupraria esta pessoa também. Sei que não é o caminho certo, a Bíblia diz que não devemos pagar o mal com o bem e buscar a justiça de Deus, mas nestas situações a impressão que dá é que estes criminosos não pagam como deveriam, parece que nunca são punidos como deveriam.

 

Por isto que eu peço a Deus que não permita que estas coisas nunca aconteçam nem comigo e nem com mulher nenhuma, porque minha reação seria a das piores com certeza. Não quero que tome estas minhas palavras como exemplo, só estou usando este espaço para desabafar a minha indignação. O abuso ela é física e emocional, e temos que nos blindar contra este tipo de coisa. Saiba de uma coisa, se você teme a Deus e obedece a Ele com sinceridade, ele está te protegendo contra todas as coisas ruins.

 

O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra. Salmo 34:7



 

Estes assédios que eu sofri desde criança, e outros abusos me fizeram crescer e entender que homem não se confia se desconfia. Eu me casei, tenho um bom relacionamento com meu marido, mas nunca vou me esquecer destes abusos contra meu corpo. Casei virgem graças a Deus por que era meu sonho e Deus me protegeu para que coisas piores não acontecessem. Obrigada Deus pela sua constante proteção.


 
Eu encorajo você mulher, mocinha e menina a enfrentar a situação e pedir ajuda para Deus e um psicólogo também, você não está sozinha nessa. Tema ao Senhor Deus, obedeça a seus mandamentos e suas leis e ele cumprirá o que está citado bem aí acima em Salmos 34:7.

 




ATENÇÃO!


Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.





HEY!
 
Não deixe de nos seguir nas redes sociais, sua participação por lá é muito importante para nosso Ministério: Facebook MNTA | Facebook NTA | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok

  

Foto: Pexels
Versículos: Site Bíblia Online
Fonte: Partes deste artigo foram retirados de um estudo da Bíblia da Mulher - Editora Mundo cristão, página 422.



2 comentários:

  1. Muito bom conselho,
    Eu fui vítima de abuso sexual pelo amigo próximo da minha mãe,e também pelo um tio meu, eu tinha apenas 5 anos,

    Quando fiquei adolescente fui estrupada pelo um desconhecido,
    Eu tinha apenas 14 anos,
    Ele foi preso, mais no dia seguinte pagou fiança e foi solto,

    Infelizmente não é fácil lutar contra esse tipo de situação, a muito anos eu tinha vergonha,medo desconfiança de todos tipo de homens, sinto nojo, fui casada, mais nunca foi feliz no meu casado na minha vida sexual,

    Esse tipo de violência fica na mente na pele,

    Depois de muito anos, estou buscando ajuda com psicólogo,
    E de Deus também,

    Mesmo que o tempo já passou ainda existe algo dentro de mim mal resolvido.

    Infelizmente não ah justiça para esse tipo de canalha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Antonia, que bom que gostou destes conselhos, espero que este artigo venha ajudar você de verdade. Estou em lágrimas pela sua história e de tantas mulheres que sofreram e sofrem isso também.

      Infelizmente esta é a nossa realidade, só Deus para nos proteger e nos dar o livramento sempre. Eu sinto muito por tudo de ruim que te aconteceu e que você possa encontrar a cura interior para esta ferida enorme que deixaram na sua alma e no seu coração.

      Saiba que você não teve culpa de nada, você foi mais uma vítima deste crime hediondo e nojento. Eu sei que voltar a confiar nos homens depois de uma situação destas é praticamente impossível, eu tbm não confio nos homens em nenhum mesmo.

      Vou orar por você para que sua vida seja plena e feliz, para que vida e a cor volte para seus olhos e que Jesus venha trazer paz e esperança ao seu coração.

      E qto ao cara desconhecido que foi solto, entregue ele nas mãos de Deus e confie que a justiça de Deus nunca, jamais falha. Ele com certeza já recebeu a sua recompensa. As pessoas podem escapar da justiça dos homens, mas da justiça e da ira de Deus ninguém escapa.

      Alegre-se porque Deus te conservou em vida. Dependa dele mais, busque mais a ele e ore sempre que for sair de casa, nunca sabemos o que pode acontecer.

      Que Deus te proteja, abençoe e guarde por onde quer que fores. Bjos e obrigada pela visita, volte sempre, sempre e sempre, sinta-se em casa. Este blog é para ajudar a todas as mulheres do mundo.

      Regiane - Colunista do MNTA e NTA

      Excluir

O seu comentário é muito importante para nós. A sua opinião nos dá um outro ponto de vista que não havíamos enxergado. Seja bem vinda (o)!
Lembre-se, comentários com ofensas, xingamentos, conteúdos ou links imorais ou de jogos serão excluídos. Respeito ao próximo e ao espaço onde a Palavra de Deus é ensinada deve ser mantida aqui.



Topo