Miriã - Uma líder nata

em 14 novembro 2017

 
 
 

Miriã, era uma criança inteligente, ela tornou-se com seus irmãos, Arão e Moisés, líder do povo de Israel. A primeira vez que ela aparece, é quando ficou vigiando seu pequeno irmão Moisés no rio Nilo. Quando a princesa egípcia expressa intenção de adotar a criança, Miriã se oferece para procurar uma mulher que pudesse amamentar o bebê, permitindo, assim que a mãe de Moisés, Joquebede, o criasse.



Mais de oitenta anos depois, Deus libertou seu povo da escravidão do Egito, e, depois do milagre da travessia do mar vermelho em terra seca, Miriã liderou as mulheres em danças e cânticos para celebrar a Deus. É evidente que Miriã tinha um dom natural de liderança e foi considerada a mais notável de todas as mulheres hebraicas, sendo também dotada como musicista e profetisa (Êxodo 15:20).

 

Não há dúvida no texto, evidências de que tenha se casado, Como mulher solteira, dedicava-se à formação da nação de Israel. Sua carreira parece ter sido trabalhar fora de casa.
 


Durante os tumultuados dias de jornada através do deserto, a esposa de Moisés transformou-se numa preocupação para Miriã. Se essa "Mulher etíope" que se juntou ao grupo era Zípora ou a segunda esposa de Moisés, não sabemos (Veja Números 12:1). Mas sua presença foi motivo de crítica e ciúme de Miriã e Arão. Não estavam preocupados por causa da cor de sua pele, mas sim por ser de outra terra.


 
Aparentemente, discutiram seus sentimentos e chegaram à conclusão de que estavam sendo menosprezados como líderes. O erro de Miriã foi a rejeição sarcástica de liderança de seu irmão.

 

Irritado, o Senhor disciplinou Miriã com uma lepra instantânea, banindo-a assim do acampamento (Números 12:10,14). Por causa das orações fervorosas de seus irmãos, Deus a restaurou, mas não há mais evidências de que teve novamente uma influência abençoada por Deus no povo. Morreu antes de alcançar a Terra Prometida (Número 20:1)


 
Essa mulher cheia de dons deixou uma advertência para toda mulher líder. Somente Deus pode dar e remover talentos e importâncias. Miriã incorreu no desgosto de Deus quando se permitiu desafiar a autoridade que Deus havia dado a Moisés. Permitiu que o ciúme e a maldade lhe roubassem a oportunidade de executar realizações nos anos seguintes.

 


 


ATENÇÃO!


Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.





HEY!
 
Não deixe de nos seguir nas redes sociais, sua participação por lá é muito importante para nosso Ministério: Facebook MNTA | Facebook NTA | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok

  

Foto: Rede Record - Atriz Larissa Maciel interpretando Miriã na Novela Os Dez Mandamentos.
Fonte: Bíblia de estudo da Mulher - Ed. Mundo Cristão





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante para nós. A sua opinião nos dá um outro ponto de vista que não havíamos enxergado. Seja bem vinda (o)!
Lembre-se, comentários com ofensas, xingamentos, conteúdos ou links imorais ou de jogos serão excluídos. Respeito ao próximo e ao espaço onde a Palavra de Deus é ensinada deve ser mantida aqui.



Topo