16/02/2017

A ESPOSA DESOBEDIENTE DE LÓ

 
 


Oi meninas tudo bem com vocês? Dando continuidade a nossa série Mulheres da Bíblia, hoje vamos aprender mais sobre a esposa de Ló e as consequências de sua desobediência a Deus. 

Ló mesmo sendo um homem rico e influente (Gn 13.10-11), a Bíblia não registra o nome e nem qualquer outra informação sobre a raça ou a família de sua esposa. Pelas indicações que temos, no entanto, sua mulher era materialista e mundana. Com certeza, falhou na educação espiritual de seus filhos. Suas filhas casaram-se com homens de Sodoma e praticaram incesto com próprio pai (Gn 19.32-35).
 
A esposa de Ló não precisava morrer. Foi-lhe oferecida escolha - obedecer e viver ou desobedecer e morrer. Não sabemos onde Ló a conheceu e nem onde se casaram, mas sabemos que tiveram duas filhas (Gn 19.16).

Sodoma era uma cidade sofisticada, que oferecia uma variada gama de oportunidades culturais. A imoralidade tinha alcançado o mais baixo estágio da perversão sexual, tanto que nosso termo "sodomizar" deriva-se do nome daquela cidade. Ló chamado de "homem justo", parecia ter se emaranhado na fascinação e influência da cidade (2Pe 2.7-8). Ele escolheu criar suas filhas mesmo sabendo da fama de imoralidade daquele lugar, ainda assim Deus mandou mensageiros para salvar essa família de suas escolhas destrutivas.

Deus queria salvar a esposa de Ló. Mandou anjos para avisá-la, escoltá-la e, finalmente arrancá-lo do perigo. Não se sabe se ela compreendeu totalmente o que ia acontecer com Sodoma, mas ser guiada por anjos naquela situação certamente chamou a atenção para alguma coisa sobrenatural que aconteceria ali.

A destruição começou, de fato, com um violento terremoto, que ateou fogo nos gases e no enxofre. Brasas caíram ao seu redor. Mesmo tendo seguido seu marido para fora da cidade, ela estava com o mesmo problema dos israelitas que peregrinaram no deserto e, "no ser coração, voltaram para o Egito" (At 7.39). Da mesma forma que os israelitas, ela também foi destruída. 

A esposa de Ló personifica a famosa frase "porque, onde está o teu tesouro, aí também estará o seu coração" (Mt 6.21). Jesus a usou como exemplo para a pessoa que começa no caminho certo, mas olha para trás, porque não está totalmente disposta a desistir de seus velhos e maus caminhos para seguir a Deus em obediência (Lc 17.31-33).

Que a vida dessa pobre mulher seja um exemplo para nós também, que não cometamos o mesmo erro que ela, não olhar para trás de onde viemos, de onde Deus nos tirou para que possamos andar para frente e não nos petrificar como estatuetas de sal.

Essa mulher teve a chance de ter uma vida plena e feliz com sua família e com Deus num lugar diferente, mas jogou tudo para o alto num simples e infeliz momento de desobediência a Deus.

Fiquem com Deus meninas e até a próxima se Deus quiser!

Hey!

Não deixe de nos seguir nas redes sociais, sua participação por lá é muito importante para nosso Ministério: Facebook MNTA - Facebook NTA - Instagram


Foto: Google
fonte: Bíblia de Estudo da Mulher - JFA



Nenhum comentário:

Postar um comentário