Eva, a mãe de todos os viventes!

em 08 março 2016




Adão recebeu a tarefa de supervisionar toda a criação, mas Deus declarou que não era bom que ficasse sozinho. De sua costela, Deus criou a mulher  e a apresentou como esposa para Adão atingindo assim o clímax da criação (Gn 2.18-24). Eva não foi uma ideia tardia ou repentina, mas uma parte indispensável no plano de Deus.



Tanto Adão como Eva foram criados "à imagem de Deus", colocados no mundo para cuidar de todas as coisas que Ele colocou em seu domínio. A pureza e a inocência foram quebradas quando a serpente entrou em cena. Eva escolheu acreditar nas mentiras de Satanás. Ela era livre para colocar a sua vontade acima da de Deus e o fez. Quando ofereceu o fruto a seu marido, e ele também desobedeceu.



No novo testamento, Paulo explicou suas ações dizendo que Eva foi enganada, mas Adão comeu do fruto desobedecendo conscientemente (2Co 11.3; 1Tm 2.14). O casal, cheio de culpa, escondeu-se de Deus, tecendo para si roupas de folhas de figueira, a fim de cobrir sua vergonha. Ele não apenas quebraram seu relacionamento com Deus, mas também o relacionamento entre si e com todas as gerações futuras, além da natureza sobre a qual deveriam dominar.



Deus amaldiçoou a serpente e a terra por culpa do homem e profetizou tristeza, trabalho pesado e morte para o primeiro casal. Para a mulher, dor na gestação e ao dar a luz e em seu relacionamento com o marido. Ela apresentaria resistência à sua liderança na medida em que seu papel de líder também iria se distorcendo (Gn 3.16).



Expulsa de seu agradável lar, Eva concebeu dois filhos. Sua alegria com o nascimento deles foi transformada em dor, como predito por Deus. Caim assassinou seu irmão, desafiando a ordem de Deus com relação aos sacrifícios, e o Senhor o baniu do Éden. Eva ficou sem filhos até que a graça de Deus a alcançou mais uma vez lhe dando outro filho chamado Sete, que veio a ser ancestral do Messias.



Eva permanece como arquétipo do gênero feminino. Mesmo tendo sido criada à imagem de Deus (Gn 1.27), exerceu sua vontade em desobedecer a Deus (Gn 3.6). Sua tentação não foi em meramente desobedecer, mas, em última análise, a de agir à sua maneira de obter o que desejava.



A voz de Eva é como um aviso vindo de tempos antigos a toda a mulher para que siga o caminho da obediência. Ressoa como uma nota de esperança quando a mulher falha; ela encontra justiça de Deus, mas também experimenta sua graça (Rm 5.18-19).







ATENÇÃO!


Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.






HEY!
 
Não deixe de nos seguir nas redes sociais, sua participação por lá é muito importante para nosso Ministério: Facebook MNTA | Facebook NTA | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok



Foto: Pexels
Fonte: Bíblia da Mulher






2 comentários:

  1. Paz querida,
    Amando esse primeiro post de muitos... da série Mulheres na Bíblia, ansiosa pelo segundo post, posso fazer um pedido? Faz o próximo com a Ester! Amo demais a história dela.

    http://ssimplesmenteprincesa.blogspot.com.br/
    Bjnhs e sucesso sempre ❤

    ResponderExcluir
  2. Amém amada de Jesus!
    Vou fazer sim, e será com todas as mulheres citadas na biblia inclusive as que não tem nome citados.
    bjos fique com Pai

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante para nós. A sua opinião nos dá um outro ponto de vista que não havíamos enxergado. Seja bem vinda (o)!
Lembre-se, comentários com ofensas, xingamentos, conteúdos ou links imorais ou de jogos serão excluídos. Respeito ao próximo e ao espaço onde a Palavra de Deus é ensinada deve ser mantida aqui.



Topo