5 dicas de éticas bíblicas para a sua vida cotidiana

em 19 janeiro 2022


Você sabe o que é ética? Antes de prosseguir com nossas dicas, vamos compreender melhor o seu significado. 



Ética é o nome dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra ética é derivada do grego, e significa modo de ser.


Ética e moral são temas relacionados, mas são diferentes. Isso porque moral se fundamenta na obediência a normas, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos e a ética, busca fundamentar o modo de viver pelo pensamento humano.


A ética não se resume à moral, que geralmente é entendida como costume, ou hábito, mas busca a fundamentação teórica para encontrar o melhor modo de viver; a busca do melhor estilo de vida.


A Bíblia está recheada de bons conselhos práticos para a vida cotidiana, acontece que muitos cristãos erram por não ler a Bíblia, por preguiça ou desinteresse.



Um cristão de verdade não pode querer passar o resto da vida comendo da boca dos outros, esperando que os outros lêem, estudem e ensinem estas coisas enquanto você apenas ouve e digere as palavras ministradas por terceiros, ficar na dependência do outro é um erro terrível, porque você fica refém de lobos vestidos de ovelhas ensinando mentiras para você! Muito cuidado.



Eu não vou aqui pagar de santarrona, mas eu afirmo a vocês com todo o temor de Deus que este blog ensina a verdade, temos um cuidado imenso com cada palavra escrita aqui, pois não queremos enganar vocês jamais. Então, lemos, pesquisamos, elaboramos, escrevemos, revisamos e só então publicamos para vocês. 



Estas dicas Éticas que daremos hoje são conselhos aleatórios da Bíblia que eu juntei aqui para vocês. São conselhos simples que praticados se tornam nobres e você com certeza será um cristão melhor. Vamos as dicas? 


1 - Ouça antes de falar (Jeremias 7:24)



Parece óbvio, mas poucas pessoas tem paciência de ouvir primeiro e depois falar. Você conhece pessoas que antes mesmo de você terminar de falar, elas te interrompe e da a sua opinião totalmente errada e sem contar aqueles que nem deixa você falar, só ela fala, pois é eu convivo com pessoas assim e minha cunhada é desse jeito, só ela fala. É horrível não é mesmo? 


E você não conhece ninguém assim, talvez pode ser que essa pessoa seja você. 


Ouvir primeiro e falar depois é uma virtude que hoje em dia quase ninguém tem, porque as pessoas tem necessidade de apenas falar e nunca ouvir. Ouvir exige paciência e respeito pelo outro. Todos querem falar, mas não querem ouvir. Todos querem ser ouvidos, mas não querem ouvir.


Uma pessoa considerada sabia na bíblia e na filosofia é aquele que fala menos e ouve mais. É óbvio que eu vejo excessões aqui. Por exemplo abaixo:


a - Interromper alguém quando surge um assunto urgente para falar, nesse caso peça desculpa por precisar interromper e depois permita que a pessoa continue falando.


b - Quando o assunto ou as palavras da pessoa te ofende.


c - Quando o outro te xinga


d  - Quando o outro começa falar mau das outras pessoas.


e - Fofoca


f - Quando ela fala mentiras a respeito da Bíblia.


g - Quando ela ofende e blasfema contra Deus.


h - Quando ela está falando em tom irado e partindo para ofensas.


i - E outros motivos...


Eu cortei papo com muita gente que

  • Não me ouve, só fala
  • Me ofendia nas conversas,
  • Faziam fofocas, 
  • Falavam mau dos outros,
  • Não respeita minha opinião, mesmo que não concorde.
  • Me julgavam,
  • Especularam minha vida para fofocar depois,
  • Que tem pensamentos e crenças muito diferentes das minhas e queriam me convencer que o mundo é mais legal fora dos caminhos de Deus.


Ou seja, não converso muito com as pessoas, porque praticamente não sobrou mais ninguém pra isso. Eu me desabafo com Deus, choro pra Deus, compartilho minhas ideias com Deus e assim sigo vivendo. 


2 - Ganhe primeiro depois gaste (Lucas 14:28-30)



Esse é o motivo de tantas pessoas com dividas, elas arrumam um emprego hoje para ganhar R$1.000,00 e nem recebeu ainda e já fez uma dívida de R$ 2.000,00 para pagar quando receber, isso é um erro, pois a tendência é você viver nesse ciclo vicioso, um ramster na rodinha. 


Na escola não recebemos educação financeira e quando crescemos também não nos interessamos em aprender, e assim muitos jovens estão de divida até o pescoço e com nome sujo na praça.


Ainda há tempo para aprender a administrar melhor a sua renda, dar uma segurança para a sua família. Uma mulher sabia edifica a sua casa até mesmo nas questões financeiras.


3 - Pense antes de falar ou escrever (Provérbios 13:16)



Tem gente que fala pelos cotovelos, fala tudo o que se passa na cabeça e não mede as palavras. Ofende, magoam, mata com a língua e jamais pedem perdão por isso.


A bíblia nos ensina que devemos ouvir mais, pois só assim aprendemos mais. Mas ouvir não qualquer coisa, até para ouvir precisamos filtrar, selecionar o que os nossos ouvidos irão captar.


Embora a fala seja a primeira ferramenta de comunicação do ser humano, precisamos ser sabia para falar. Nem tudo o que pensamos ou achamos devemos expressar. 


4 - Tente antes de desistir (2 Crônicas 15:7)



Desistência deveria ser uma palavra que não existisse em nosso vocabulário, mas antes de desistir e deixar pra lá, tente, tente muito, tem plano A, B, C, D, E, F, G e assim por diante. 


Peça a direção  de Deus pra que seus planos vá bem, pois somente Ele sabe o que é melhor para você.



5 - Viva antes de morrer (Eclesiastes 3:12)



Este tópico pode parecer muito óbvio, pois ninguém morre para depois viver, acontece que devido as dificuldades da vida, os obstáculos e os inúmeros desafios do dia a dia, infelizmente as pessoas vêem no suicídio a solução para os problemas da vida, desejam a morte como muito desejam enriquecer, é preciso viver primeiro antes de morrer, tentar antes de desistir.



Procure viver um dia de cada vez, foque no presente sem se esquecer do futuro, mas não precisa viver ansiosa por ele. Aproveite os momentos bons que Deus te proporciona e aprenda com os momentos ruins. Exerça a gratidão diariamente, ore para continuar tendo forças, ajude o próximo, seja persistente, resistente e seja humilde sempre. 



Somente Deus pode tirar e dar a vida porque Ele é o autor e criador dela. Faça o bem sem olhar a quem, trabalhe, sonhe, corra atrás, acredite no cuidado de Deus e viva uma uma de santidade.


Conclusão 



A Bíblia está recheada de conselhos éticos para a nossa vida prática, porque Deus é ético, educado e deseja que seus servos vivam desta maneira também.


Infelizmente o ser humano (pelo menos aqui no Brasil) as pessoas são antiéticas, invasivas, desrespeitosas e mau educadas. Elas entram sem serem convidadas, auto se convidam para ir a sua casa, festa etc, não medem as palavras, pegam emprestado e não pagam, falam mau uns dos outros, causam intrigas e inimizades, não respeita o espaço, opinião, vida dos outros, não sabe se por no seu lugar, não pedem por favor, não dizem obrigado, se acham donos da razão e da verdade, se você reclamar o errado e a maldosa é você, elas são manipuladora e nunca, jamais pedem perdão quando erram. 


Não seja esse tipo de pessoa, pois esse tipo de comportamento é terrível para alguém que se diz cristã. Jesus era e é ético, educado, manso e humilde, que você e eu possamos seguir seus passos nesta vida para que o nome de Deus seja honrado através da nossa maneira
de viver. 


Lembre-se: ir a igreja não nos torna cristãos, mas a nossa maneira de viver. No mundo existem cristãos que nunca pisaram numa igreja e na igreja existem ímpios que nunca pisou seus pés no mundo. Pense nisso!






ATENÇÃO!


Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.





HEY!
 
Não deixe de nos seguir nas redes sociais, sua participação por lá é muito importante para nosso Ministério: Facebook MNTA | Facebook NTA | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok



Foto: Pixabay



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante para nós. A sua opinião nos dá um outro ponto de vista que não havíamos enxergado. Seja bem vinda (o)!
Lembre-se, comentários com ofensas, xingamentos, conteúdos ou links imorais ou de jogos serão excluídos. Respeito ao próximo e ao espaço onde a Palavra de Deus é ensinada deve ser mantida aqui.



Topo