Raquel, cujo nome significa "ovelha", estava cuidando dos rebanhos de seu pai em Harã, quando encontrou um homem inesperado, seu primo Jacó, que estava procurando a sua família, Jacó quando viu Raquel se apaixonou e pediu para Labão seu tio permissão para se casar com ela, e que trabalharia sete anos para ganhar o direito de ter Raquel por sua mulher (Gn 29:11-12 e vs 20).
A cerimônia de casamento ocorreu conforme as tradições locais, em que o homem participava da festa e a noiva era mantida longe da vista até em que o homem entrasse na tenda escura para lua de mel (meninas, não fiquem brava, entenda que era a tradição da época).
Somente algumas horas mais tarde, creio que quando amanheceu, Jacó percebeu que Labão o havia enganado. Tinha, na verdade, se casado com Lia, a filha mais velha de Labão, a quem não amava. Sete anos de trabalho em vão. A rivalidade entre Raquel e Lia se tornou constante, porque Lia não era amada como era Raquel.
Raquel era estéril (Gn 29:31), aumentando ainda mais seu ciúme de Lia. Raquel culpou seu marido e deu sua serva para gerar filhos em seu lugar para ela cuidar como se fosse seu. Raquel engravidou e deu a luz a José que se tornou o filho favorito de Jacó (Gn 30:22-24).
Tempos depois Jacó decidiu voltar a sua terra natal, e seu tio Labão se deu conta que seus ídolos haviam sumidos de casa, sem Jacó saber Raquel havia escondido essas imagens em suas bagagens, acredita-se que Raquel era adepta secretamente aquelas imagens que acreditava que aqueles falsos deuses iria te proteger no caminho até sua nova casa.
Raquel voltou para a terra natal de seu marido, e tempo depois ela engravidou pela segunda vez. A viagem seguia por uma região montanhosa e difícil de caminhar, ao se aproximarem de Efrata (Belém), Raquel entrou em trabalho de parto e morreu durante o nascimento de Benjamim. Foi enterrada em Belém (Gn 35:19). Raquel, grandemente amada por seu marido, deu ao mundo dois filhos que se destacaram. Apesar de suas falhas, é tida como uma honrada filha de Javé.
ATENÇÃO!
Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.
Foto: Rede Record
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O seu comentário é muito importante para nós. A sua opinião nos dá um outro ponto de vista que não havíamos enxergado. Seja bem vinda (o)!
Lembre-se, comentários com ofensas, xingamentos, conteúdos ou links imorais ou de jogos serão excluídos. Respeito ao próximo e ao espaço onde a Palavra de Deus é ensinada deve ser mantida aqui.