12/04/2016

18 ALIMENTOS PROIBIDOS PARA CRIANÇAS ATÉ 2 ANOS!



Vamos abordar um assunto que gera polemicas entre as mamães e as vovós que fazem de tudo para agradar seus netos, oferecendo a eles de uma forma inocente até coisas que certamente prejudicarão a saúde e o bem estar de seus bebês.

OMS (Organização Mundial da Saúde) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) traz uma alerta baseadas em estudos que comprovam que a ingestão desses alimentos em crianças não fazem bem para elas e podem desencadear uma série de problemas para elas. Vamos ver quais são esses alimentos.



1 - MEL



Assim com os seus derivados o mel pode esta contaminado com esporos da bactéria Clostridium Botolinum responsável pela transmissão do Botolinismo. Embora seja uma doença rara, o sistema imunológico da criança não está preparado para combater essa bactéria. Além disso, pelo fato da imunidade não estar completamente formada há o risco de desencadear o pólen. Antes dos 2 anos a asfixia e fechamento do glote provocados pelo mel podem ser mais graves.


2 - AMENDOIM E CASTANHAS


Também podem ser desencadeantes de alergia, pois oleaginosas em geral, como amendoim e castanhas, são alimentos bastante alergênicos. O amendoim também pode conter a substância aflatoxina, um elemento toxico que cresce nas condições que esses alimentos são cultivados e também gera um risco grande a intoxicação.


3 - DOCES




É difícil encontrar uma criança que rejeite doce, mas balas, pirulitos, devem ficar fora da alimentação desses menores. Toda criança menor de 2 anos tem o paladar naturalmente doce. Quando colocamos em sua boca algo mais doce que o leite por exemplo, estamos fazendo que a criança eleve seu nível doce no paladar, faz com que a criança queira alimentos cada vez mais doce onde pode desencadear nela uma diabete.



 4 - CHOCOLATES

É gostoso mas rico em açúcar, gordura e cafeína. Além de viciar o paladar da criança pode desencadear irritabilidade e ausência de sono. Você não precisa que seu filho seja ainda mais agitado não é mesmo?



5 - ACHOCOLATADO


Esse alimento contém muito açúcar, é importante não incrementar esse alimento no leite das crianças, principalmente porque são muito artificiais. Algumas mães além de colocar chocolate ainda acrescenta açúcar, enfim uma overdose de doce.




6 - REFRIGERANTES



Essas bebidas possuem alto teor de cafeína, açúcar, e aditivos químicos que ao longo do prazo podem causar uma lesão na mucosa estomacal e irritação intestinal, eles também reduzem a absorção de ferro nas refeições principalmente os mais escuros.




7 - ADOÇANTES


É ideal que os alimentos sejam consumidos ao natural sem adição de açúcar ou adoçantes para não mascarar o sabor e desacostumar o paladar, até mesmo os iorgurtes tem adoçantes em sua composição. Ciclamato de sódio e sacarina são os mais perigosos e podem sobrecarregar os rins, se tiver que optar por algum que seja a sucralose líquida e não em sachê.




8 - GELATINA




Contém conservantes e corantes desencadeantes de grande parte das alergias de pele nas crianças. Apesar de muita gente achar que é uma sobremesa saudável, melhor é trocar a gelatina de morango pelo morango mesmo.



9 - EMBUTIDOS


Ricos em gorduras e conservantes, não tem bom valor nutricional, por isso salsicha, linguiça e mortadela devem ficar de fora.



10 - ENLATADOS


Assim como os embutidos os enlatados contém muito sal, comprometem a digestão e baixo valor nutritivo. Além de todos os conservantes necessários para manter a data de validade bem longa. Nada saudável né?.




11 - SALGADINHOS


Salgadinhos de todas as espécies, as de bomboniere, e até aqueles de festa como coxinhas, kibes e etc., esses alimentos são fritos e ricos em sódio e são mais prejudicial a saúde. O consumo não é indicado, mas se os pais quiserem liberar esse alimento mais tarde optem por aqueles assados e com redução de sódio, são preferíveis, mas fique de olho no rótulo.



12 - BISCOITOS RECHEADOS



O recheio desses biscoitos são ricos em gordura trans. Uma quantidade equivale a 100% de quantidade de colesterol que uma criança pode consumir em um dia (sim em apenas uma unidade). 




13 - SUCOS DE CAIXINHA OU SAQUINHO



Suco em pó nem pensar, fique atento aos rótulos dos sucos tetra pak se estiver escrito néctar não é indicado, procure por 100% suco ou 100% integrais, mas é aquela né se for natural melhor ainda.



14 - BEBIDAS A BASE DE SOJA


Sucos e leites a base de soja, além do excesso de açúcar que tem a soja, o grão é rico em substancia que inibem a enzima tripsina, que é essencial na digestão, pois é responsável por quebrar as proteínas, sem digerir bem as proteínas o organismo fica vulnerável a doenças. Também existe propriedades nele que impede que o absorve vitaminas como ferro, magnésio, calcio e zinco. Os problemas que podem surgir são vários como: Enxaqueca, osteoporose e anemia.


15 - BALAS E PIRULITOS



Apesar deles erem coloridos, docinhos e tentadores, NÃO, eles não são comida para criança, além do risco de engasgar é açúcar puro, então definitivamente NÃO.




16 - BEBIDAS LÁCTEAS


Esses iogurtes na maioria contém muito açúcar, corantes e conservantes. Existem algumas marcas que são iogurte natural e não contém os conservantes. Pra adoçar bata com uma fruta.



17 - CAFÉ


Café é rico em cafeina, deve ser evitado. Existem estudos que dizem que podem ser consumidos a partir dos 3 anos outros a partir dos 7 anos de idade.



18 - LEITE FERMENTADO


Apesar de ter a vantagem dos probióticos, eles são ricos em açúcar. Por isso é melhor esperar ter mais de 2 anos. Quer dar probióticos? Consulte seu pediatra ou converse com sua nutricionista, já existem no mercado para adicionar açúcar.




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Por: Regiane Marques
Foto: Google
Fonte: Bíblia da Mulher

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