É PECADO UMA MULHER USAR CALÇA? O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE ISSO?

em sexta-feira, 24 de julho de 2015

 


Vamos fazer juntos uma avaliação dessa lei descrita na Bíblia e entender se a Bíblia traz uma proibição da mulher usar calças e outras roupas que os homens também usam e vice-versa.

 
Sei que muitos que ler esse artigo vão querer me crucificar, pois não leem a bíblia e praticam aquilo que o pastor manda, sem ao menos examinar o que está sendo ensinado. Eu fico com a bíblia doa quem doer.

 
Mas aconselho você a não confrontar em quem acredita que é pecado mulher usar uma calça para que você não mate a fé de quem lhe julga, se sua igreja não permite o uso da calça, não apareça nos cultos de calça, mas no seu dia a dia ninguém tem nada a ver com isso certo?
 

Roupa de mulher e roupa de homem?
 

(1) A primeira coisa importante a se observar é o que significa a expressão “roupa de homem” e “veste peculiar a mulher” empregadas no texto. É pouco provável que signifique um tipo específico de roupa, pois, se assim fosse, a Lei deveria descrever com maiores detalhes que roupas eram essas que causavam “abominação” no Senhor, quando homens e mulheres as usavam de forma trocada. Não temos essa informação na Bíblia.
 


(2) É muito mais provável que o texto esteja falando sobre os papeis do homem e da mulher dentro da criação de Deus. Deus criou homem e mulher com papeis distintos e complementares. Homens querendo ser mulheres e mulheres querendo ser homens não era algo que agradava a Deus, pois era um desvirtuamento dos papeis criados por Ele para cada um.
 


(3) O foco do texto certamente é algum tipo de “travestismo” onde o homem queria intencionalmente ser uma mulher e a mulher ser um homem e, assim, usavam as vestes como um sinal desse comportamento. Vemos igualmente na lei de Moisés, que relações homossexuais eram chamadas de abominação (Levítico 18:22). 



Da mesma forma, nesse verso que estamos discutindo, essa troca de “roupas” intencional para se parecer com o sexo oposto, também é chamada de abominação. Talvez um indício de que realmente esse uso de vestes trocadas seja um indicativo de homens que queriam estar no papel de mulher e o contrário também. Essa é a interpretação que me parece mais sensata desse texto bíblico.
 


(4) Aos que defendem que esse texto proíba, por exemplo, a mulher usar calça jeans, ficam algumas importantes perguntas que não estão no texto bíblico: Quais são as vestes de mulher e quais são as vestes de homem? Quem define o que é uma roupa de homem e o que é uma roupa de mulher? No caso da “polêmica” calça jeans, quem definiu que ela é uma roupa de homem, já que existem cortes específicos para mulheres?
 


(5) Assim, em minha opinião, fica bem evidente que o texto de Deuteronômio 22:5 não tem a intenção de falar de moda e regular o tipo de veste que homens e mulheres devem usar, mas de orientar que Deus não se agrada da inversão dos papeis sexuais de cada um. É evidente que homens e mulheres devem procurar se portar cada qual em seu papel, avaliando com sabedoria o que deve ou não usar como vestimenta para que esse papel não fique comprometido diante de Deus e dos homens.


 
Outro ponto a ressaltar aqui é a calça não existia naquela época e todos usam vestidos ou túnicas, mas com detalhes que diferenciava túnicas de mulher e de homem, como as calças hoje existe corte feminino e masculino e geralmente as calças femininas tem sempre detalhes que deixam a peça mais femininos, que certamente se um homem vestir vai ficar ridículo.



O que não pode mulheres é que você use calça justa demais que marca todas as suas curvas e transparente né, assim como também as saias e vestidos curtíssimos e transparentes, você deve ter modéstias, decência, mas se você acha que a melhor peça seja a saia, vá em frente e seja feliz.
 



HEY!
 
Não deixe de nos seguir nas redes sociais, sua participação por lá é muito importante para nosso Ministério: Facebook MNTA - Facebook NTA - Instagram


 
Foto: Google
Fonte: Blog esboçando ideias




 

3 comentários:

  1. Eu fui na Cidade com minha mãe Hoje e esse assunto chamou atenção,nos dias de hoje você consegue contar quantas irmãs estão de saia e muito pouca,o resto usa um shortinho,calça apertadinha e agora as lojas estão vendendo uma calça rasgada,você ver uma pessoa assim na rua só dabe que é crente porque te comprimenta,nos somos o modelo ei você teu corpo é templo do espirito santo ele te fez imagem e semelhança dele,você é a cara do pai (Deus)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc Claudio, não que haja algo de errado uma mulher usar calça, desde que a mesma seja composta, assim como as saias. Infelizmente existe muita mulher hoje que vai a igreja com saia varrendo o chão e no dia a dia só falta sair de lingerie na rua. A modéstia ao se vestir ela está até nas peças que usamos nos cultos, e a Bíblia é bem clara sobre isso.
      Eu mesma sou do tipo de cristã que usa saia, vestidos e calças, mas são peças decentes que cobre meu corpo, como vc mesmo disse, nosso corpo é templo do Espirito Santo, não devemos profanar. Mas isso tbm é culpa de mtos lideres que ao invés de ensinar dentro da palavra o certo eles simplesmente proibe sem mera explicação do assunto, a mulher se vê oprimida e a primeira oportunidade que tem ela extravasa.
      Obrigada pelo seu ponto de vista, volte sempre!

      Excluir
  2. Eu prefiro usar calças e vestidos, até tenho saia mas nao uso com tanta frequencia. Não me sinto bem com as pernas de fora, mas também não vejo como errado porque as vezes uso. Vai da consciência, o melhor é pergunta o que Deus acha se vc se senti incomodada você tira, caso sinta paz você continua.
    https://thifanysantosoficial.blogspot.com/

    ResponderExcluir



Topo